Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Carlos Pinto Ascensão
Carlos Pinto Ascensão

Google Marketing

 

Carlos Pinto Ascensão exerce funções de direcção e gestão de empresas há mais de quinze anos.

Actualmente é empresário no sector do e-Business, consultor de Webmarketing, formador, e orador em diversas organizações

 

No plano académico possui um Mestrado em Gestão, uma Pós-Graduação em Marketing e Vendas e uma Licenciatura em Direito.

 

Adquiriu ao longo dos anos competências nas áreas do e-Business e Tecnologias de Informação, através de diversos projectos profissionais, cursos, conferências, publicações e palestras em que participou.

 

Desenvolve desde 2001 estudos e publicações na área do Webmarketing, no âmbito das suas actividades académicas e profissionais.

 

É CEO da PWM-Power Web Marketing.

 

É Vice-Presidente do Fórum do Consumo.

 

É Strategy Ninja na proDJ School

 

É docente/formador no IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing.

 

É autor do livro Google Marketing.


É Hootsuite Partner.

É Profissional Google AdWords Qualified.

Carlos Ascensão - Google AdWords Qualified


 

 

Carlos Pinto Ascensão
Director do Portal WebMarketing

Carlos Ascensão no facebook Carlos Ascensão no Google+ Carlos Ascensão no LinkedIn Canal Youtube Subscreva a newsletter Siga Carlos Ascensão por RSS Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

 

Livro Google Marketing

Artigos
Quais são as vantagens do DotNetNuke?

O DotNetNuke é uma estrutura de gestão automatizada de conteúdos que é explicitamente destinada a ser usada em implementações de intranet e extranet com os portais de código aberto. (Carlos Ascensão)

Google Webmaster Tools integra com o Google Analytics

Se você usa o Google Analytics para acompanhamento da performance do seu site, agora pode ligar esta ferramenta ao Google Webmaster Tools, desde que estas aplicações estejam configuradas na mesma conta do Google. (Carlos Ascensão)

Decisões com base em ferramentas de analytics

Conhecimento sem acção é inútil. O objectivo do analytics é adquirirmos o conhecimento a partir do qual podemos tomar decisões conscientes sobre mudanças a implementar na nossa estratégia de webmarketing. (Carlos Ascensão)

Erros mais comuns na escolha de keywords

Quem pesquisa pelo nome da nossa empresa são os concorrentes, e outras pessoas que já a conhecem, como funcionários que querem aceder à intranet. (Carlos Ascensão)

Fraudes em SEO

Se a importância do SEO é inegável, também não é menos importante saber escolher um profissional sério, competente e eficaz. Não só porque os resultados podem ser tão gratificantes como desastrosos. (Carlos Ascensão)

Joomla vs DotNetNuke (DNN)

O Joomla e o DotNetNuke são apenas dois gestores de conteúdos entre muitos. Mesmo assim, estas duas plataformas são muitas vezes reconhecidas como as melhores da sua espécie, devido às suas respectivas tecnologias. (Carlos Ascensão)

Como fazer uma loja online em 15 passos

Anda com uma ideia a germinar no seu ouvido já há algum tempo para vender produtos online. Para isso, precisa de criar um site e outras coisas "informáticas", financeiras e logísticas, de que não tem a mínima ideia como se fazem. (Carlos Ascensão)

5 Dicas de Webdesign para lojas online

Provavelmente irá entregar a construção da sua loja online a uma empresa de Webdesign. Na altura em que fizer o briefing leve consigo ideias muito claras acerca dos seguintes cinco aspectos. (Carlos Ascensão)

e-Commerce – 20 definições que deve conhecer

Da mesma forma que um ortopedista tem de saber o nome dos ossos, há termos em e-Commerce de conhecimento recomendável, para que você possa identificar problemas e tomar decisões. (Carlos Ascensão)

O que é e-Commerce?

Comércio electrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transacção comercial que implique a transferência de informação através da Internet. (Carlos Ascensão)

Escolher um gateway de pagamento para e-Commerce

No comércio electrónico, um gateway de pagamento é o termo usado para descrever um prestador de serviço que autoriza a aplicação e os processos de pagamentos electrónicos, entre você, o seu cliente, o cliente do cartão de crédito e do banco emissor e o seu próprio banco. Trata-se duma peça importante do quebra-cabeça das transacções online.  (Carlos Ascensão)

 

Como saber que páginas do meu site estão no Google?

O seu site tem 30 ou 40 páginas, mas será que foram todas encontradas pelo Google? Se não tiver mais do que a sua homepage no Google, fique consciente que o seu site é tão popular na Net como um eremita tibetano. (Carlos Ascensão)

Introdução ao Webmarketing

Entrar numa homepage dum site é como entrar no átrio de um hotel. A recepção deve poder ser imediatamente localizável, assim como as suas várias secções deverão estar perfeitamente identificadas através da sinalética adequada. O restaurante, a piscina, a tabacaria e os salões para eventos, seriam assim como as páginas principais do nosso site. (Carlos Ascensão)

A distorção do tempo na Internet

Uma das primeiras premissas de que nunca nos podemos esquecer em webmarketing é a seguinte: Os utilizadores são impacientes.
Com a Internet acontece um fenómeno similar. O utilizador está habituado a que tudo seja ‘instantâneo’ e disponível com um simples clique do rato. Antigamente, se um cliente colocasse uma questão por telefone ou por escrito a uma empresa, podia ter de esperar um dia ou semana para receber uma resposta. Este modelo temporal não é aceitável na Internet. Os utilizadores aguardam uma resposta e nós temos que a prestar. (Carlos Ascensão)

A interactividade e o webmarketing

Interactividade é a capacidade de intercâmbio dos intervenientes num processo de comunicação em que, por natureza, existem trocas e influências recíprocas, sejam eles humanos ou não. No caso das tecnologias de informação e comunicação gera-se um diálogo com o utilizador que envolve pelo menos duas acções em que pessoas, objectos e eventos se influenciam mutuamente (Filipe, 2008, pág. 31). (Carlos Ascensão)

O seu site tem mais ou menos visitas do que os outros?

Muitos webmasters seguem atentamente os relatórios de estatísticas referentes ao desempenho do seu site. Porém, o desempenho dos outros sites está envolto num manto de mistério. (Carlos Ascensão)

O que distingue o Google dos outros motores de busca?

Na altura em que o Google foi criado, os líderes do mercado da busca (Altavista, Yahoo, Ask, etc.) estavam essencialmente focados no tamanho e na quantidade. Importava indexar o máximo possível de páginas da Internet que crescia a uma velocidade vertiginosa. (Carlos Ascensão)

Por que motivo perceber o nosso tráfego na web é importante para o nosso negócio?

Web Analytics é o estudo da nossa experiência online, com vista a melhorá-la. Na prática é como se fosse o nosso painel de instrumentos. (Carlos Ascensão)

A usabilidade tem influência nos rankings?

Já todos sabemos que o sucesso dos motores de busca está iminentemente ligado com a qualidade dos resultados que apresenta aos utilizadores. E a qualidade dos resultados não pode ser indissociável da qualidade dos sites apresentados, pois, em última instância, é isso que o utilizador quer. (Carlos Ascensão)

Ter muitos links para o seu site não é necessariamente bom

O Google destacou-se dos outros motores de busca porque foi inovador no modo como organizou as suas páginas de resultados. Em princípio, as páginas melhores classificadas eram aquelas que tinham mais links externos a apontar para si. Não importava de onde vinham esses links, desde que houvesse muitos links que apontassem para o seu site. (Carlos Ascensão)

Globalização e Investimento

Normalmente as pessoas associam globalização a aumento do volume do comércio de bens e serviços estrangeiros. (Carlos Ascensão)

Código de conduta de Benchmarking

A instituição internacionalmente mais importante em matéria de Benchmarking é a APQC (anteriormente conhecida por American Productivity Center and the American Productivity & Quality Center). A APQC é detentora da marca International Benchmarking Clearinghouse (IBC). (Carlos Ascensão)

Que páginas deve ter o meu site?

Há páginas que são absolutamente indispensáveis num website. A Home, Contactos, Produtos e Localização, são das mais comuns. Mas há muito mais. Neste artigo apresentamos 25 ideias de páginas para acrescentar valor ao seu site. (Carlos Ascensão)

A taxa de abandono do seu site pode afectar o seu ranking?

O Google utiliza a taxa de abandono de uma página para determinar a sua posição nos resultados da pesquisa? O que significa isto para o ranking do seu site e o que pode fazer para obter uma melhor taxa de abandono? (Carlos Ascensão)

O seu site tem Sitelinks errados no Google?

Cada vez mais os sites obtêm Sitelinks nos resultados de pesquisa do Google. O que são, como podem ajudar o seu site e como é que pode influenciar quais os links que o Google irá utilizar para os seus Sitelinks? O que pode fazer se o Google mostrar os links errados? (Carlos Ascensão)

Globalização e Ambiente

Em Dezembro de 1999 ocorreu uma das mais notórias e violentas manifestações anti globalização, por ocasião da cimeira da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Seattle. (Carlos Ascensão)

Definição de objectivos de Benchmarking

Desafios de hoje para as empresas
Na sua grande maioria as empresas defrontam-se hoje em dia com o mesmo tipo de desafios. Vejamos os mais comuns: (Carlos Ascensão)

Globalização e Migração

Vimos em artigos anteriores que uma das causas e efeitos da globalização foi a abolição de barreiras alfandegárias, proporcionando mais facilidade de circulação de bens, capitais. (Carlos Ascensão)

Boas práticas em Web design

No seu sector de actividade a presença na Internet já não é só um “must”. É vital.
Por isso, contactou uma empresa de informática, que lhe entregou semanas mais tarde um site “fantástico”. (Carlos Ascensão)

Vantagens dos gestores de conteúdos

Nos primórdios da web a maioria dos sites consistia num punhado de páginas em HTML. Para pequenos sites fazia sentido para os webmasters utilizar programas como o Front Page Dreamweaver para editar os seus templates de sites, que normalmente continham a navegação, cabeçalho e rodapé, e páginas individuais. (Carlos Ascensão)

Como obter Sitelinks do Google para o seu site

Sitelinks são um conjunto de links extra que aparecem abaixo dos resultados de um site. Estes links adicionais ajudam os utilizadores a navegarem para páginas importantes do site. (Carlos Ascensão)

Regras básicas de SEO

O número 1 no ranking nos resultados de pesquisa do Google para a palavra-chave certa pode significar um grande número de visitantes e um grande volume de vendas. É por isso que tantas pessoas querem aparecer na primeira página de resultados do Google. (Carlos Ascensão)

Virtudes e custos do Benchmarking

Num cenário empresarial hiper concorrencial como o de hoje, é vital para a sobrevivência das empresas que o crescimento seja uma constante. Uma empresa que pare de crescer tem os dias contados. (Carlos Ascensão)

Globalização e Tecnologias de Informação

As Tecnologias de Informação (TI) são um factor decisivo no advento da globalização.
Com a evolução tecnológica registada na década de 90 ao nível do hardware, software e telecomunicações, o acesso à informação do potencial económico dum eventual negócio foi claramente facilitado. (Carlos Ascensão)

Declaração Oficial do Google: como obter bons rankings

Recentemente, o Blogue Oficial da Google publicou um artigo no qual o Maile Ohye da Google declarou oficialmente o que é preciso para obter um bom ranking nas páginas de resultados de pesquisa do Google. (Carlos Ascensão)

O que fazer quando o seu ranking do Google cai

O seu site perdeu ranking no Google? O seu ranking caiu ou o seu site desapareceu totalmente do Google? Muitas coisas podem causar a queda do ranking. Este artigo explica o que pode fazer para obter novamente o seu ranking. (Carlos Ascensão)

URL’s dinâmicas prejudicam o ranking do Google?

Existe uma ideia generalizada de que as URL’s dinâmicas não são assimiláveis pelos motores de busca. Será?
Juliane Stiller e Kaspar Szymanski, da equipa de Qualidade de Pesquisa do Google desenvolveram este tema no Blogue Oficial de Webmasters do Google. (Carlos Ascensão)

Globalização e Comércio

O enorme crescimento do comércio internacional ao longo das últimas décadas foi, não só, a causa principal como o efeito da globalização. O volume do comércio mundial aumentou vinte vezes desde 1950 até hoje (ver mapa da OMC abaixo). Este aumento de bens manufacturados ultrapassa o aumento da taxa de produção dessas mercadorias em três vezes. (Carlos Ascensão)

O PageRank afecta o ranking no Google?

Um dos critérios mais importantes para obter elevado PageRank é a existência de outros sites que contêm links para o nosso. Para o Google é como se fossem votos. (Carlos Ascensão)

Técnicas e ferramentas para keywords
Não compliquemos. O segredo para escolher as melhores palavras-chave é usar as mesmas palavras que as pessoas usam quando pesquisam nos motores de busca. (Carlos Ascensão)
Estratégias de Link Building

A obtenção de links noutros sites para o nosso, tanto pode ser tão benéfica quanto devastadora. Veja como se deve desenvolver uma estratégia adequada. (Carlos Ascensão)

Tipos de Benchmarking

De acordo com várias doutrinas o Benchmarking pode segmentar-se das seguintes formas: Benchmarking Interno; Benchmarking Competitivo; Benchmarking Funcional; Benchmarking com Cooperação. (Carlos Ascensão)

Mitos em SEO – Fazer PPC melhora a SEO

Todos os profissionais de SEO (optimização nos motores de busca) já terão ouvido expressões do género:
“Estou em primeiro lugar no Google. Não faço publicidade lá porque se algum dia parar eles penalizam-me no ranking.” (Carlos Ascensão)

Publicidade Online – Os 10 erros mais comuns em PPC

A interface disponibilizada pelo Google Adwords é tão amigável que traduz uma falsa ideia de simplicidade no que se refere a criar campanhas eficazes. (Carlos Ascensão)

Estratégias de Webmarketing

O ‘triângulo de ouro’ para definir as estratégias de webmarketing é a segmentação, o posicionamento e as keywords. Por esta ordem, não de importância mas de execução.
Não de importância, pois, embora as keywords sejam referidas em último lugar, elas são, de longe, o factor mais importante em Webmarketing. (Carlos Ascensão)

O que é a Globalização?

A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação. (Carlos Ascensão)

Implementação do Benchmarking

Na implementação do processo é fundamental traçar e seguir algumas regras para que os objectivos sejam alcançados e se permita uma melhoria permanente do processo. Assim, torna-se necessário elaborar um plano para definir a acção do processo. (Carlos Ascensão)

O que se ganha com e-mail marketing

A metáfora mais utilizada em Marketing quando se aborda a temática do Marketing Relacional é a da pequena mercearia de bairro. (Carlos Ascensão)

Title Tag - A importância do título em Webmarketing

O Title Tag sempre foi, e provavelmente sempre será, um dos mais importantes factores “on-page” para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca. (Carlos Ascensão)

Requisitos para um serviço de newsletter

Rezam os livros que é oito vezes mais barato vender a um cliente actual do que a um novo. Por este motivo, em detrimento do velhinho marketing transaccional, o jovem marketing relacional constitui cada vez mais a filosofia de gestão que pode fazer toda a diferença nos mercados cada vez mais competitivos. (Carlos Ascensão)

Sair da caixa e… Benchmarking

A maioria dos processos de negócio são similares mesmo que desempenhados fora dos respectivos sectores de actividade. Por exemplo, a NASA tem as mesmas práticas de recursos humanos para contratação e formação de trabalhadores que a American Express. (Carlos Ascensão)

A globalização na história das ideias

O termo “globalização” banalizou-se ao longo das duas últimas décadas, havendo registos do seu uso por académicos em 1972 por Modelski. (Carlos Ascensão)

O Princípio 80/20 em SEO
Os especialistas em Search Engine Optimization (SEO) sabem que as técnicas subjacentes estão constantemente em mudança e evolução. Isto acontece devido à crescente complexidade dos critérios de indexação por parte dos maiores motores de busca. (Carlos Ascensão)
Conversas da treta

É muito mais fácil fazer um site medíocre (ou deixar que o façam por nós!) do que um site capaz. Se quer fazer mal, então siga os 3 passos seguintes. Caso contrário, leia os meus outros artigos. (Carlos Ascensão)

Pós-venda e CRM

Para muitas empresas, CRM não é mais do que um CD que se instala nos computadores e apagará, como que por milagre, todos os seus maus hábitos em matéria de relacionamento com o cliente. (Carlos Ascensão)

O comprador profissional na Grande Distribuição
O sucesso dum produto no linear, bem como a respectiva rentabilidade, dependem muito da eficácia do processo de compra. E esta da eficácia da negociação. (Carlos Ascensão)
A importância dos conteúdos

Content is King é um dos clamores mais sonantes em Webmarketing. Isto acontece porque na Internet toda a gente procura por algum tipo de informação. (Carlos Ascensão)

CRM (Customer Relationship Management)

Como resposta às exigências do mercado, os conceitos de marketing têm vindo a evoluir ao longo dos últimos anos. Uma vez ultrapassado o conceito de marketing de massas (com modelos padronizados), evoluiu-se para o marketing segmentado e mais recentemente para o marketing individualizado ou relacional, que encontra a sua consistência no relacionamento humano. (Carlos Ascensão)

A negociação eficaz

A negociação eficaz começa um pouco antes das conversações (ou seja, da negociação stricto sensu) e prolonga-se para além destas. Nisso consiste o conceito de processo negocial. (Carlos Ascensão)

A Globalização, o espaço e o tempo

O termo “globalização” abrange um largo espectro de matérias, tais como política, economia, cultura e sociedade. Com efeito, este é um dos chavões da moda contemporânea com mais sucesso no debate político e académico. (Carlos Ascensão)

Negociar com a Grande Distribuição

Grande parte do sucesso duma negociação entre um produtor e um comprador numa empresa de Grande Distribuição (ou de “Distribuição Moderna”) advém do conhecimento por parte do primeiro das suas necessidades, valores e expectativas. (Carlos Ascensão)

O que é o Benchmarking

Benchmarking surgiu na como resposta a uma carência de informação e vontade de aprender como rectificar um problema no seio da organização. (Carlos Ascensão)

A morte das Meta Keywords

Quando a Internet ainda se encontrava na “Idade da Pedra” (em meados dos anos 90 do século passado), um dos factores mais considerados pelos motores de busca na indexação e catalogação dos sites eram os dados colocados no “código fonte” da página, designadamente na Tag Meta Keywords. (Carlos Ascensão)

O mercado organizacional

Noção e características diferenciadoras do mercado consumidor. O mercado pode dividir-se nos seguintes grupos: Mercado Consumidor e Organizacional (Produtor, Revendedor, Estadual/Empresarial. Vejamos então, mais detalhadamente, as características do mercado consumidor e do mercado organizacional. (Carlos Ascensão)

Plágio nas escolas – como detectar e combater
Qualquer pessoa ligada ao ensino sabe que há uma atracção para a volúpia do abismo por parte de muitos estudantes, quando confrontados pelos professores para apresentarem trabalhos escolares. (Carlos Ascensão)
SEO – A Optimização On-page

Ter um site optimizado para motores de busca significa que as probabilidades de este aparecer destacado face à sua concorrência aumentam significativamente. Neste artigo vamos ver 10 dos passos mais importantes na Optimização On-page. (Carlos Ascensão)

Há sites perfeitos?
Philip Kotler, citando Rayport e Jaworski, alega que os sites eficazes devem ser projectados e concebidos respeitando alguns aspectos designados por 7 C’s. Vejamos em que consistem. (Carlos Ascensão)

 
Tipos de Negociações - Parte II

Negociação com sequestradores. Aqui está mais um exemplo em que o processo negocial se desenvolve num terreno ultra sensível, cujo desfecho é, em regra, desconhecido, mas sempre dramático. Quer haja perda de vidas ou não. (Carlos Ascensão)

Publicidade On-line – O que é o PPC?

PPC quer dizer “Pague Por Clique” (ou “Pay Per Click”). O sistema PPC actualmente mais importante e eficaz que conheço é o Google AdWords. Por esse motivo será o que vamos analisar ao longo destas linhas. (Carlos Ascensão)

SEO e ética
Quando surgiram os primeiros filmes de cowboys do Oeste americano havia uma pequena contingência: eram a preto e branco. 
Para mais facilmente se distinguirem os bons dos maus da fita, davam-se chapéus brancos aos bons e pretos aos maus. (Carlos Ascensão)
Keywords – como escolher as melhores palavras-chave?

Considerando que os motores de busca estão para a Internet como o oxigénio está para a Terra, as keywords são como as estrelas do universo. As mais eficazes são incontornáveis como o Sol; outras têm tanta importância como estrelas perdidas em longínquas galáxias: nunca ninguém as irá encontrar. (Carlos Ascensão)

A importância dos motores de busca para o Webmarketing
Por que é que elevados rankings nos motores de busca conduzem ao sucesso do nosso negócio? (Carlos Ascensão)
Usabilidade e Navegabilidade
Quando falamos em Webmarketing temos que ter sempre presente que no centro está o cliente; o usuário; o visitante; o utente; ou como lhe queiramos chamar. Não estamos nós, nem o “técnico” (que por acaso é nosso sobrinho e sempre teve jeito para estas coisas[1]), que agricultou as nossas páginas com “pirotecnia” que leva uma eternidade a carregar ou efeitos sonoros para todos os gostos e que não se sabe onde é que se desligam. (Carlos Ascensão)
Internet - o habitat natural dos nichos
A melhor estratégia para as empresas de pequena dimensão não se deixarem triturar pela concorrência avassaladora das grandes empresas é apostarem em nichos de mercado. Digamos, “segmentarem” os segmentos atrás referidos. (Carlos Ascensão)
Conceitos básicos de HTML para SEO
HTML significa Hyper Text Markup Language e é a língua que os nossos browsers (Internet Explorer, Mozzilla Firefox…) “falam”. Entremos num site qualquer. No presente caso abri o site da HP Portugal. Aquilo que nós humanos vemos é o que está na gravura da esquerda. (Carlos Ascensão)
Afinal, quem inventou o AdWords?
Bill Gross tem toda a legitimidade para reclamar os créditos pelo sucesso do modelo de negócio da Google. Desde cedo ligado às tecnologias de informação, Gross inventou nos anos 80 o Magelland, o primeiro gestor de ficheiros que procurava "instantaneamente" todos os ficheiros dum disco rígido. (Carlos Ascensão)
A Optimização OFF-PAGE
“CONTENT IS KING, BUT LINKING IS QUEEN” A optimização Off-page centra-se na colocação de links noutros sites para o nosso. Os algoritmos que os motores de busca usam focalizam-se cada vez mais na popularidade dos sites, através da quantidade e qualidade de links que os mesmos têm noutros sites. (Carlos Ascensão)
A história do PageRank
Larry Page e Sergey Brin conheceram-se num evento da universidade no Verão de 1995. Page caloiro e Sergey estudante do segundo ano. Page sabia que o tema para a sua tese seria decisivo para a sua carreira. Parecia-lhe incontornável que incidisse sobre algo ligado à novíssima World Wide Web, tendo começado a trabalhar na pesquisa da estrutura de links da Web. (Carlos Ascensão)
Analytics – A Hora da Verdade
O meu site tem visitas? Quais as páginas mais visitadas? E porque são umas muito visitadas e outras pouco ou nada? A avaliação do sucesso do nosso site é uma tarefa quase tão importante como as razões que nos levaram a fazê-lo. (Carlos Ascensão)
A busca antes do Google
Poucos de nós nos lembramos que já houve uma era antes do Google. Parece incrível mas é verdade. Neste artigo faremos uma incursão arqueológica pelos idos tempos em que o Google corria num computador instalado no dormitório da Universidade de Stanford. (Carlos Ascensão)
Balanced Scorecard
Nas ultimas décadas, a emergência da era da informação tornou obsoletos muitos dos pressupostos da análise das empresas. (Carlos Ascensão)
Diretrizes do webmaster
Este artigo transcreve as recomendações do Google dirigidas aos Webmasters. Pela sua importância decidimos inseri-lo nas nossas páginas, cabendo-nos sublinhar que não temos qualquer crédito na sua autoria. Se se está a iniciar em SEO você não pode perder (MESMO!) este texto, que considero o Santo Graal do Webmarketing... Se é um SEO "encartado", então, provavelmente, já conhece estas directrizes. (Carlos Ascensão)
O Processo Negocial – os preparativos da negociação
Negociar consiste na obtenção de qualquer coisa a que se atribui um valor, em troca de algo a que se atribui um valor menor. (Carlos Ascensão)
Trancou bem o seu site?
Podemos ter o melhor site do mundo mas se não o dermos a conhecer, de nada nos serve. É como termos uma jóia muito valiosa encerrada por anos a fio no fundo dum cofre. É uma coisa valiosa porque alguém o diz. Mas na prática, a utilidade que retiramos dela é ZERO. (Carlos Ascensão)
Desenhe o seu site tendo em vista os motores de busca e os utilizadores
O seu site deverá ser facilmente entendido pelos leitores humanos, mas também deverá ser compreensível para os robots dos motores de busca. (Carlos Ascensão)

Dica útil:

em páginas muito extensas como esta, tecle CTRL+HOME para voltar ao topo.