Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Daniel Gomes
Daniel Gomes


Daniel Gomes é investigador no grupo XLDB da Universidade de Lisboa, tendo principalmente trabalhado no desenvolvimento de um motor de busca e de um sistema de arquivo para a Web portuguesa, denominados TUMBA! (Temos Um Motor de Busca Alternativo!) e tomba, respectivamente. 

Os seus principais interesses recaem sobre questões relacionadas com a publicação e pesquisa na web. Em particular, na sua tese de doutoramento disserta acerca do impacto das características da informação publicada na web sobre o desenho de sistemas que permitam o seu processamento. A web portuguesa foi objecto de estudo frequente ao longo deste trabalho.

Actualmente é colaborador da Fundação para a Computação Científica Nacional onde desempenha as funções de técnico especialista, sendo responsável pelo início de uma iniciativa oficial de arquivo da Web portuguesa. 

Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web

Artigos
Cor do texto: baixo contraste é suicídio

Cada vez há mais sítios na Web contendo textos com baixo contraste em relação à cor de fundo das páginas. Esta problema tem consequências muito graves. (Daniel Gomes)

Comércio electrónico: porque é que compramos pouco online na União Europeia?

No geral, o recurso ao comércio electrónico por utilizadores da Internet residentes na OCDE é relativamente baixo (26,1%). No Japão cerca de metade da população fez pelo menos uma compra online durante 2007. (Daniel Gomes)

Factos acerca do uso da Internet e Web em Portugal segundo a OCDE

O uso da Internet tem crescido nos últimos anos e as pessoas usam-na no seu dia-a-dia. No entanto, Portugal encontra-se abaixo da média dos países da OCDE, para a maioria dos indicadores respeitantes à utilização da Web. (Daniel Gomes)

Técnicas para proteger os endereços de email contidos nas páginas web contra spam

Neste artigo apresentam-se 4 técnicas que permitem publicar contactos de correio electrónico sem ser vítima dos spammers. (Daniel Gomes)

A importância do grafismo em web design

Não existe mal nenhum em contratar um artista para criar grafismos apelativos para incluir num novo site. O problema é quando se contrata apenas o artista e se espera que ele consiga tratar de todas as questões necessárias para criar um sítio web de qualidade. (Daniel Gomes)

A usabilidade aumenta a eficiência das empresas

Um site na web que apresente uma baixa usabilidade recebe poucas visitas e está condenado ao fracasso porque os utilizadores rapidamente optam por alternativas. (Daniel Gomes)

Efeito de Hawthorne em estudos de usabilidade: mito ou realidade?

Nos anos 20 foi realizada uma experiência na fábrica Hawthorne Works tendo em vista melhorar a produtividade dos trabalhadores alterando os níveis de luminosidade do local de trabalho.  (Daniel Gomes)

Erros em web design

Ficheiros excessivamente grandes, Imagens não optimizadas, Sons não solicitados, Publicação de textos usando tecnologias inadequadas, Utilização errada das etiquetas NOFRAMES e NOSCRIPTS, Textos muito longos... (Daniel Gomes)

Mozilla Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 impõem respeito pelas normas de formato

Todos os documentos em formato digital têm de respeitar uma determinada norma de formato, como por exemplo a especificação do formato HTML para páginas web ou do formato JPEG para imagens, para que o software que os interpreta possa mostrar aos utilizadores humanos a informação de forma compreensível. (Daniel Gomes)

Porque é que web de Portugal tem má qualidade?

A resposta é imediata: porque os requisitos dos utilizadores não são considerados no processo de desenvolvimento dos sítios web. (Daniel Gomes)

Quanto custa um site?

"Quanto custa?" esta é uma questão que surge sempre que queremos adquirir alguma coisa. Embora um site possa parecer simples, a sua criação e manutenção poderá envolver muitos recursos. (Daniel Gomes)

Porque é que as tabelas para formatação são desaconselhadas em web design?

As tabelas em HTML foram originalmente criadas para apresentar informação tabular. Parece óbvio? Mas não é. (Daniel Gomes)

Bom e mau web design

Com a crescente facilidade de criar páginas na web e a emergência de novas tecnologias, as regras básicas do bom web design têm vindo a ser progressivamente esquecidas. Actualmente, muitas pessoas criam conteúdos na web através de um processo de tentativa/erro que termina quando um determinado browser apresenta a página de uma forma que parece agradável ao autor. (Daniel Gomes)

O que é a Computação em Grelha (Grid Computing)?

Segundo Ian Foster, um Grid é um sistema que: coordena recursos que não estão sujeitos a um controlo centralizado; usa protocolos e interfaces normalizadas, abertas e de uso genérico para garantir a interoperabilidade entre sistemas diferentes; fornece serviços com uma qualidade não trivial de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores mesmo que estas sejam complexas. (Daniel Gomes)

Avaliações e testes de usabilidade

Uma avaliação de usabilidade é feita por um conjunto de peritos nesta área que, baseando-se em resultados obtidos em estudos científicos e em pequenas experiências, tentam identificar quais os principais problemas de usabilidade que existem num sítio web. (Daniel Gomes)

O Daltonismo e os links

O Daltonismo é uma deficiência frequente que impossibilita a distinção entre algumas cores. Estima-se que cerca de 8% da população seja portadora deste distúrbio, sendo que apenas 1% das mulheres sejam atingidas. (Daniel Gomes)

Como testar se uma página é acessível a pessoas com deficiência?

Existem ferramentas de análise automática que ajudam a testar a acessibilidade de uma página a pessoas com deficiência.
No entanto, estas ferramentas por si só, não permitem garantir a acessibilidade de uma página. Uma página pode perfeitamente passar num validador e não ser acessível a pessoas com deficiência. (Daniel Gomes)

O que é ter um site de qualidade?

Hoje em dia, é simples e barato criar um sítio web (site) na Web. Através de ferramentas como o Blogger ou o Google Page Creator uma pessoa com conhecimentos mínimos de Informática poderá criar o seu sítio web em apenas algumas horas.  (Daniel Gomes)

Optimização para motores de busca
Optimizar a visibilidade de um site já construído poderá ser uma tarefa fastidiosa. No entanto, se assimilar conceitos de visibilidade nas suas metodologias de construção de sites, os seus novos sites sairão naturalmente optimizados. Em seguida apresentamos um conjunto das regras principais que deverão seguir. (Daniel Gomes)
Funcionamento de um motor de busca
Quando se cria uma página deve-se ter presente que esta terá de passar por várias fases de processamento antes que possa ser apresentada nos resultados de um motor de busca. Se a sua página não for processada correctamente em alguma destas fases poderá ser excluída dos resultados dos motores de busca. (Daniel Gomes)
O papel da web na economia

A web não é o futuro. É o presente. Nos países desenvolvidos a web faz parte do dia-a-dia das pessoas substituindo os balcões do banco, as repartições públicas e até mesmo os supermercados. (Daniel Gomes)

A importância das línguas na web
Cada língua é um novo mercado. Esta é a realidade que os motores de busca criaram na Web. Os utilizadores, ou potenciais clientes, cada vez mais usam os motores de busca para satisfazerem as suas necessidades de informação ou serviços. (Daniel Gomes)
Construção de sites
Decidiu optar pela construção de um site para a sua empresa e contratou um empresa de web design. Você forneceu os conteúdos publicitários que dispunha, como panfletos ou brochuras, e os web designers transpuseram essa informação para a web.(Daniel Gomes)
A publicidade na Web

No fim da década de 90, com o "boom" da Internet, muitas pessoas acreditavam que bastava criar um site qualquer na Internet e através de publicidade teriam lucros assegurados. Os resultados foram muitas vezes catastróficos o que levou a um descrédito acerca da publicidade na Web. (Daniel Gomes)

Diferença entre motores de busca, directórios e portais
Estes 3 tipos de sistema de pesquisa de informação na web são distintos. Embora, os seus utilizadores frequentemente os confundam porque são utilizados de modo semelhante. (Daniel Gomes)
Tipos de motores de busca
Os motores de busca podem ser categorizados em genéricos, focados e meta-motores de busca. (Daniel Gomes)
O que é a visibilidade na web?
A visibilidade de uma informação publicada na web é a medida da facilidade com que os utilizadores da web a encontram e interpretam. (Daniel Gomes)