PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

 

Globalização e Migração

Por Carlos Ascensão 

Vimos em artigos anteriores que uma das causas e efeitos da globalização foi a abolição de barreiras alfandegárias, proporcionando mais facilidade de circulação de bens, capitais.

No entanto, no que se refere à circulação de pessoas a maior parte dos países tem regras muito restritivas.

Globalização e Migração 

Segundo dados do Banco Mundial no seu relatório “Globalização, Crescimento e Pobreza1”, ao mesmo tempo que os países têm promovido a integração dos mercados através da liberalização do comércio e dos investimentos, o mesmo não aconteceu à liberalização das políticas migratórias.

Quase todos os países desenvolvidos têm amplas barreiras legais à entrada de estrangeiros à procura de trabalho ou residência.

Apesar dessas barreiras, o número de pessoas que vivem fora dos seus países não pára de aumentar. De 1990 a 2005 o número aumentou de 120 milhões para 191 milhões.

De acordo com o Population Resource Center2 os migrantes representavam em 2005 2,9% da população mundial, o que faria destas pessoas o sexto país mais povoado do mundo.

Globalização e Migração

Depois de causas como a situação económica, a guerra ou catástrofes ambientais, um dos factores que mais contribui para a migração dos povos é a globalização, em virtude da comunicação global (que atenua, por exemplo, os efeitos do afastamento da família) e do menor custo dos transportes.

No entanto, a globalização também pode contribuir para fixar as populações nos seus países de origem, pois, com a internacionalização das empresas, que constroem unidades de produção nos países onde os custos de mão de obra são menores, o desenvolvimento daí resultante pode reduzir as tendências migratórias.

Apesar das restrições à circulação transfronteiriça de pessoas, o fenómeno não pára, abrindo a porta para o tráfico de seres humanos e ao problema social decorrente que é a imigração ilegal nos países de acolhimento, situação generalizada nos países desenvolvidos.

Lidar com a migração legal e ilegal é, pois, uma das questões mais prementes com que os governos de todo o mundo têm de lidar.

1 Fonte: http://go.worldbank.org/ZVFX2WYNW0

2 Fonte: http://www.prcdc.org

 

Poderá também ter interesse em:

Globalização e Tecnologias de Informação

Globalização e Comércio

O que é a Globalização?

A globalização na história das ideias

Autor Carlos Ascensão