Webmarketing

Como encontrar emprego nas redes sociais

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro e as redes sociais tornam as oportunidades mais reais.” "Há muitas oportunidades de emprego que exigem uma presen...

Getty Images disponibiliza 35 Milhões de Fotografias

Getty Images, acabou de disponibilizar 35 milhões de imagens para serem utilizadas gratuitamente, com o intuito de lutar contra a indevida utilização das suas i...

Google revela características essenciais para se ser contratado pela empresa

Numa entrevista recente dada ao New York Times, o chefe dos recursos humanos da Google, Laszlo Bock revelou as cinco características essenciais que uma pessoa d...

GooCvs, o "Google" para currículos

Chama-se GooCvs e é um motor de busca grátis que possibilita a ligação entre empresários e utilizadores, através da colocação online dos currículos de novos tal...

11 Segredos para Conseguir Mais Likes no Facebook

Likes. Quem não os quer? Veja como conseguir mais likes no Facebook, mas lembre-se: você não é o número de likes que recebe.
Page:   of 22 

 

A importância do telemarketing nas PME


Nos últimos tempos, o Telemarketing ou vendas por telefone tem assumido um papel cada vez mais relevante no incremento das vendas das PME a nível Internacional. Este instrumento de marketing directo é ainda relativamente pouco usado entre nós, enquanto ferramenta de comunicação personalizada e de captação de clientes.

 
Objectivos, formas e aspectos a ter em conta
 
Para além da captação de clientes ou aumento das vendas de produtos ou serviços existem outros objectivos que o Telemarketing permite alcançar:
 
  • Localizar, identificar e classificar potenciais clientes de forma eficaz;
  • Divulgação e promoção de um determinado produto ou serviço;
  • Fidelização de clientes;
  • Maximizar a eficácia da força de vendas (ex. Worshops)
  • Revitalização de Base de Dados
É comum fazer-se a divisão entre dois tipos de telemarketing:
  • Inbound: O contacto parte da iniciativa do cliente. Este contacto pode ser motivado por exemplo por um pedido de informação sobre o produto ou serviço da empresa – normalmente através do número azul ou verde da empresa.
  • Outbound: Quando o contacto com o cliente parte da iniciativa da empresa.
As acções de telemarketing, sejam elas inbound ou outbound podem ser desenvolvidas internamente nas empresas, através da criação de um Call Centre ou contratadas a empresasa especializadas em regime de outsourcing.
 
Tal como para qualquer tipo de acção de marketing directo, o sucesso de uma acção de telemarketing está em grande parte condicionada à qualidade da base de dados. A correcta definição e organização da informação sobre os alvos a atingir em suporte informático é um dos factores criticos de sucesso de acção de telemarketing. Estas bases de dados podem ser criadas internamente na empresa ou adquiridas a outras entidades especializadas em informação para empresas.
 
Outros dois aspectos vitais a ter em conta:
 
  • Selecção e formação dos operadores: Os operadores deverão ser capazes de apresentar a mensagem correctamente, saber ouvir e ter capacidade de reacção.
É importante que os operadores sejam formados em primeiro lugar ao nível do produto ou serviço em causa e em segundo lugar nas técnicas telefónicas e de vendas, tais como nos pontos chave :
 
 
 
-         Técnicas de diálogo (nível de linguagem e expressão): voz, timbre, volume, velocidade e tonalidade;
-         Regras básicas de comportamento : anúncio pessoal, frases tipo, argumentos, linguagem simples, atitude pessoal e motivação;
-         Ambiente : ergonomia, atmosfera, definição da identificação corporativa verbal da empresa, etc.
-         Tratamento de objecções e pretextos
 
  • Elaboração de um guião: É vital existir um script criado e estruturado para cada empresa e respectivos produtos ou serviços, pelo qual o operador se deverá orientar. Trata-se de um documento criado para responder a determinado objectivo, que deverá conter as situações e objecções mais comuns, bem como o respectivo feedback a apresentar ao cliente.
 
 
- Elemento chave do Marketing Directo
 
Mais do que qualquer outro meio de marketing directo (direct-mail ou mesmo o email) a venda telefónica de produtos ou serviços é por exelência o canal de distribuição mais curto entre comprador e vendedor, já que os liga directamente possibilitando o estabelecimento de um diálogo directo.
 
Daqui resulta que de uma forma rápida, eficaz e mensurável é possível uma avaliação e quantificação dos resultados obtidos. É assim possível estabelecer e quantificar de forma estatística o telemarketing na captação de clientes, por outras palavras, um gestor de PME ao implementar ou ao sub-contratar um serviço de telemarketing para a sua empresa a partir da definição de uma base de dados prévia, pode legitimamente esperar um determinado resultado à partida: aumento de 10% do volume das vendas, por exemplo.
 
Para um reduzido orçamento de marketing de uma PME, esta forma de marketing directo permite definir com algum rigor o esforço a efectuar vs beneficios comerciais a atingir. Para além de poder ser utilizado só por si como ferramenta de marketing directo, é também um instrumento de follow-up muito importante numa óptica de marketing de comunicação integrado, sobretudo nas campanhas de Direct Mail. Um rápido e eficaz follow-up através de Telemarketing permite potenciar de forma significativa o efeito do Direct Mail (normalmente a taxa de resposta a um Direct Mail não ultrapassa em média os 2%) e aumentar significativamente a sua taxa de êxito. Além disso é o motor de toda a cadeia de reacções de uma acção de marketing directo permitindo optimizar todo o processo, devidamente gerido através de uma base de dados (ver diagrama).
 
Em suma, uma PME ao usar de forma frequente e consistente o Telemarketing, pode adequar directamente a comunicação do seu produto ou serviço ao seu mercado-alvo, potenciar o uso de outras formas de marketing e racionalizar o esforço de marketing em função dos resultados esperados.
 
António Godinho
Administrador do grupo Onebiz
www.onebiz-group.com

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape 

Ferramentas de Webmarketing