Webmarketing

Quando o restaurante que tu Googlaste te Googla a ti

Um restaurante com três estrelas Michelin está a tentar aumentar o seu nível de serviço, pesquisando no Google pelos clientes que fizeram reservas, com vista a ...

3 erros dos empreendedores ao investir em marketing digital

O principal erro que as pequenas empresas cometem é justamente ir atrás e tentar replicar as estratégias das grandes corporações. A palavra-chave em marketing d...

Como encontrar emprego nas redes sociais

Procurar emprego é um trabalho a tempo inteiro e as redes sociais tornam as oportunidades mais reais.” "Há muitas oportunidades de emprego que exigem uma presen...

Getty Images disponibiliza 35 Milhões de Fotografias

Getty Images, acabou de disponibilizar 35 milhões de imagens para serem utilizadas gratuitamente, com o intuito de lutar contra a indevida utilização das suas i...

Google revela características essenciais para se ser contratado pela empresa

Numa entrevista recente dada ao New York Times, o chefe dos recursos humanos da Google, Laszlo Bock revelou as cinco características essenciais que uma pessoa d...
Page:   of 22 

Potencial de Mercado: O que é e como medir?

 

O que é potencial de mercado?

Como medir ou quantificar esse tal de potencial de mercado?

Estas perguntas aparecem, freqüentemente, vindo de várias pessoas que acessam o nosso sítio. Para não ficar somente como mais um conceito na página do nosso Dicionário de Marketing, vamos neste artigo explicar o conceito e como utilizá-lo de forma prática, para obter o resultado que você deseja.

Primeiramente, potencial de mercado é quanto um dado segmento do mercado - país, estado, município ou bairro - pode gastar com determinado produto ou serviço. Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto.

Este levantamento é feito, usualmente, quando se está estudando a possibilidade de abrir um negócio. Faz-se a análise do potencial do mercado, quantos concorrentes há no momento, quantos concorrentes poderão chegar, etc.

O modelo que estamos propondo, abaixo, por ser bastante intuitivo, foi desenvolvido pelo Prof. Dole A. Anderson, no início doa anos 70, e está apresentado no livro "MARKETING - Um Visão Brasileira", de Raimar Richers, Negócio Editora, 2000.

Como Medir O Potencial De Mercado?

Gráfico "Como Medir O Potencial De Mercado?"
adaptado de "Marketing - Uma Visão Brasileira", de Raimar Richers, Negócio Editora.

Como dissemos o modelo é bastante intuitivo. Basta seguir as três etapas:

1. PESSOAS: a quantidade de indivíduos no mercado a ser considerado: país, estado, município ou bairro, ou cunjunto destes.

2. COM DINHEIRO: que parcela da população considerada - mercado-alvo - tem condições econômicas de acesso ao serviço ou bem que queremos vender.

3. PARA GASTAR: que parcela da renda pode ser destinada à compra dos serviço ou produto objeto deste estudo de potencial de mercado.

Ou seja, respondemos as seguintes perguntas:

- quantas pessoas há no segmento?
- quanto dinheiro há nesse segmento?
- quanto dinheiro há para comprar o que eu quero vender?

Esta última resposta é o valor do potencial de mercado do seu produto ou serviço.

Esta proposta é de um cálculo de potencial de mercado utilizando uma segmentação geográfica, mas o cálculo pode ser feito com quaisquer tipos de segmentação.

Até um próximo artigo!

 

Poderá ainda ter interesse em:

O que você não vê?

A Gestão do Conhecimento no seu Quintal

EMPREENDEDORES: O Sumo do Resumo dos Negócios

 


Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.
www.merkatus.com.br

COPYSCAPE