Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

Saber mais sobre o Workshop SEO

3º Digital Drink Porto

7º Digital Drink Lisboa

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

 A importância dos motores de busca para o Webmarketing

 Por Carlos Ascensão

Por que é que elevados rankings nos motores de busca conduzem ao sucesso do nosso negócio?

A importância dos motores de busca para o Webmarketing


 
De acordo com dados estatísticos da Nielsen/NetRatings, em Agosto passado cada pessoa visitou em média 1518 páginas, tendo visitado 44 páginas durante 56 minutos por cada sessão on-line.

Web Marketing – Nielsen/NetRatings
Fonte: Nielsen/NetRatings


De acordo com a comScore, em Agosto os sites da Google tiveram 561 milhões de visitantes, os da Microsoft 525 milhões, os da Yahoo 478 milhões e por aí fora, como se pode ver no mapa abaixo.
 

Webmarketing – comScore.com
Fonte: comScore.com

Mas, por que motivo tantas pessoas usam os motores de busca?
 
Pela mesma razão por que usam um catálogo numa biblioteca, Há imensa informação útil numa biblioteca, mas é fisicamente impossível examinar pessoalmente todos os livros.
 
O mesmo se passa com a Web. Há biliões de páginas na Web. E todos os minutos do dia aparecem mais.
 
Em Setembro passado a Netcraft estimava que existiam 135.166.473 sites em todo o mundo (fonte: netcraft.com).
 
Segundo dados da Pew Internet & American Life Project, 85% dos norte-americanos que usam a Internet recorrem a motores de busca, de que resultam 38 milhões de pessoas por dia.
 
Ora, considerando que a Google tinha em Agosto passado uma quota de busca de 56.5%, isso constitui um farol para a maioria dos profissionais de web marketing. O trabalho de optimização para os motores de busca (Search Engine Optimization ou SEO) é desenvolvido essencialmente de acordo com as directrizes do Google).

Webmarketing – Quota de Busca - Share of Searches
Fonte: comScore.com

Os utilizadores dos motores de busca são os visitantes mais qualificados e motivados que podemos receber nos nossos sites. Afinal de contas foram eles que tomaram a iniciativa de introduzir na janela de pesquisa a palavra-chave (keyword) ou expressão (keyphrase) que os conduziu àquele site.
 

Conclusão: considerando que os motores de busca estão para os sites como o oxigénio está para a Terra, as keywords são como as estrelas do universo. As mais eficazes são incontornáveis como o Sol; outras têm a mesma importância que estrelas perdidas em longínquas galáxias: nunca ninguém as irá encontrar.

 

 

Poderá ainda ter interesse em:

A busca antes do Google

E se a Google fosse má?

Como funciona um motor de busca?

Desenhe o seu site tendo em vista os motores de busca e os utilizadores

Autor Carlos Ascensão