Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

A taxa de abandono do seu site pode afectar o seu ranking?

Por Carlos Ascensão 

O Google utiliza a taxa de abandono de uma página para determinar a sua posição nos resultados da pesquisa? O que significa isto para o ranking do seu site e o que pode fazer para obter uma melhor taxa de abandono?

A taxa de abandono do seu site pode afectar o seu ranking?  

O que é a taxa de abandono?

Existem duas definições: (1) a taxa de abandono do seu site é a percentagem de visitantes que vê apenas uma página do seu site ou (2) a percentagem de visitantes que permanecem no seu site uma pequena quantidade de tempo (apenas alguns segundos).

A taxa de abandono ajuda-o a medir a qualidade do tráfego que o seu site tem e também o ajuda a descobrir onde as suas páginas podem ser melhoradas.

A definição do Google da taxa de abandono

A documentação do Google Analytics define a taxa de abandono da seguinte forma:

"A Taxa de abandono corresponde à percentagem de visitas de páginas únicas ou visitas nas quais a pessoa deixou o site a partir da página de entrada (página de destino). Utilize esta métrica para medir a qualidade da visita - uma taxa de abandono elevada indica geralmente que as páginas de entrada do site não são relevantes para os visitantes. Quanto mais apelativas forem as suas páginas de destino, mais os visitantes ficarão no site e serão convertidos em clientes. É possível minimizar as taxas de abandono adequando as páginas de destino a cada palavra-chave e anúncio que for executado. As páginas de destino devem fornecer as informações e serviços que foram prometidos na cópia do anúncio .. "

Esta definição do Google já indica que o Google acha que páginas web com uma elevada taxa de abandono não são relevantes para os visitantes do site. Se as suas páginas possuem uma elevada taxa de abandono para um termo de pesquisa, o Google poderá baixar a classificação do seu site para esse termo de pesquisa.

O Google utiliza a taxa de abandono como um factor de ranking?

O Google tem a capacidade de obter a taxa de abandono com o Google Toolbar e o Google Analytics. Além disso, o Google pode medir o tempo entre as visitas ao seu motor de busca pelo mesmo usuário e eles podem usar o browser Google Chrome para medir todo o comportamento de navegação dos utilizadores.

A taxa de abandono sozinha pode não ser usada pelo Google, mas combinada com outros factores, poderá ter efeito sobre os rankings. Por exemplo, o Google poderá medir quantas pessoas iniciam uma nova pesquisa para o mesmo assunto após visitar a sua página. Isso seria um indicador de que o seu site não é adequado para a palavra-chave escolhida.

O que pode fazer para diminuir a taxa de abandono das suas páginas?

Uma alta taxa de abandono é geralmente sinal de uma qualidade baixa na página. Isto significa que sua página ou não oferece o que o visitante está à procura ou a usabilidade não é boa.

Além de melhorar a usabilidade das suas páginas, pode baixar a sua taxa de abandono adequando as suas páginas de destino às palavras-chave e anúncios que utiliza. Se as suas páginas de destino oferecem a informação que os pesquisadores estão à procura, então terá uma menor taxa de abandono.

A redução da taxa de abandono das suas páginas web tem duas grandes vantagens: é provável que receba mais visitantes a partir de motores de busca, e obterá uma maior taxa de conversão. As únicas excepções a este cenário acima são sites de uma só página e páginas que oferecem muitos conteúdos apelativos numa única página (por exemplo as páginas Wikipedia).

Os motores de pesquisa utilizam muitos mais factores de ranking para além da taxa de abandono. Se quiser obter rankings elevados no Google e outros motores de busca, deve certificar-se de que as suas páginas oferecem todos os elementos que são necessários para obter rankings elevados.

 

 

Poderá ainda ter interesse em:

O PageRank afecta o ranking no Google?

Mitos em SEO – Fazer PPC melhora a SEO

O que fazer quando o seu ranking do Google cai

URL’s dinâmicas prejudicam o ranking do Google?

 

Autor Carlos Ascensão