Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

Saber mais sobre o Workshop SEO

Digital Drink Porto

Digital Drink Lisboa

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Como obter Sitelinks do Google para o seu site

Por Carlos Ascensão 

Sitelinks são um conjunto de links extra que aparecem abaixo dos resultados de um site. Estes links adicionais ajudam os utilizadores a navegarem para páginas importantes do site.

Como obter Sitelinks do Google para o seu site   

Os sitelinks são escolhidos automaticamente por um algoritmo do Google. O conteúdo e estrutura do site são analisados com vista a identificar páginas que disponibilizam informação relevante e navegação rápida para a pesquisa efectuada.

Por exemplo, aqui estão os sitelinks obtidos para o Portal Webmarketing após uma pesquisa com a mesma expressão:

Sitelinks

Os sitelinks só aparecem para pesquisas gerais. Obterá sitelinks se procurar por "HP", mas não obterá sitelinks se pesquisar por um termo como "acessórios impressora HP". Os Sitelinks aparecem com mais frequência em pesquisas sobre marcas.

Quais os links que o Google usa para os Sitelinks?

O Google parece estar a usar o primeiro nível de links de um site para os sitelinks. Das múltiplas pesquisas efectuadas não encontrámos um sitelink que não constasse na primeira página. Isto significa que todos os links que não estão presentes na página inicial do site não serão utilizados como sitelinks.

Os links devem ser links de texto descritivo ou links de imagens com um atributo descritivo IMG ALT. Os links JavaScript ou Flash não são considerados para sitelinks. O Google usa 3 a 8 links para os sitelinks de um site. Infelizmente, não é claro como o Google atribui o número de links para cada site.

O texto que é utilizado para os sitelinks pode ser o texto que é utilizado para o link (texto âncora) na página inicial ou no título da página lincada. Parece que o Google prefere links que aparecem no topo de uma página web.

Como obter sitelinks para o seu site?

Infelizmente, não há nada certo sobre sitelinks do Google. O único controlo que o Google permite aos webmasters é bloquear sitelinks dos seus sites que eles não queiram que apareçam.

Apesar do secretismo em volta dos critérios para atribuição dos sitelinks, através de inúmeras pesquisas efectuadas, foi possível chegar às seguintes deduções:

1. O site deve ter um ranking de topo estável para a palavra-chave pesquisada.

2. O site deve ter pelo menos 2 anos.

3. O número de pesquisas e o número de cliques que o site recebe a partir de uma determinada palavra-chave parece ter importância. As palavras-chave que não são pesquisadas frequentemente não obtêm sitelinks. Parece também que o site tem de obter muitos cliques para a palavra-chave pesquisada.

4. O número de links que apontam para o site com a palavra-chave pesquisada como texto âncora parecem influenciar a criação de sitelinks. Parece que os sitelinks só aparecem para as principais palavras-chave de um site, e não para todas as palavras-chave para as quais um site é listado.

Caso o seu site cumpra com estes critérios o Google pode atribuir sitelinks ao seu site para as suas palavras-chave mais importantes.

Os sitelinks podem ser uma boa adição para pesquisas de palavras-chave gerais, mas

normalmente não irão aparecer para pesquisas que consistem de duas a quatro palavras. Estas palavras são as palavras-chave mais importantes para a promoção do site e para a optimização do motor de busca.

 

 

Poderá também ter interesse em:

Estratégias de Link Building

Como funciona um motor de busca?

Desenhe o seu site tendo em vista os motores de busca e os utilizadores

 
Autor Carlos Ascensão