Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 
Gestor de Conteúdos

Saber mais sobre o Workshop SEO

Digital Drink Porto

Digital Drink Lisboa

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Declaração Oficial do Google: como obter bons rankings

 Por Carlos Ascensão

Recentemente, o Blogue Oficial da Google publicou um artigo no qual o Maile Ohye da Google declarou oficialmente o que é preciso para obter um bom ranking nas páginas de resultados de pesquisa do Google.

Declaração Oficial do Google: como obter bons  rankings

Inbound links

Antes de mais é necessário explicar em que consistem e o motivo pelo qual não se adopta aqui neste artigo um termo em português.

Inbounds links são links externos. Mas são links “de cá para lá” ou “de lá para cá”? São links de fora.

Pois é. É por isso que preferimos preservar o termo original em inglês, visto que se utilizássemos apenas a expressão “links externos” estaríamos também a abranger os Outbound Links (“de cá para lá”, para fora).


Os inbound links são importantes, mas o conteúdo é ainda mais importante


O Maile Ohye do Google escreve o seguinte sobre os inbound links no seu artigo:


"Os inbound links são links de páginas em sites externos que ligam de volta ao seu site. Os inbound links podem trazer novos usuários para o seu site, e quando os links são assentes em mérito e livremente voluntários como escolha editorial, são também um dos sinais positivos para o Google sobre a importância do seu site."


Nada de novo aqui. Se muitos sites relacionados ligam ao seu site, e se esses links parecem naturais, isto irá contribuir muito para o seu ranking no Google.


No entanto, os links não são o factor mais importante do ranking. Maile Ohye apresenta um exemplo concreto:


"Digamos que eu tenho um site, example.com, que oferece aos usuários uma variedade única de templates e dicas de design. Um dos mais fortes factores de ranking é o conteúdo do meu site. Além disso, talvez o meu site também esteja ligado a partir de três fontes - no entanto, um inbound link é de um site de spam.


No que diz respeito ao Google, queremos apenas os dois inbound links de qualidade para contribuir para o o nosso ranking."

(ver imagem abaixo - crédito da imagem Google Webmasters Central Blog)

No que diz respeito ao Google, queremos apenas os dois inbound links de qualidade para contribuir para o PageRank signal no nosso ranking.

 O conteúdo do site é mencionado como um dos mais fortes factores de ranking. Os inbound links são complementares. Isso faz sentido. O conteúdo do seu site diz ao Google de que trata o seu site.


Se quiser obter um bom ranking a partir das palavras-chave "óculos de sol", mas as suas páginas são sobre pastéis de nata, então não irá obter bons rankings para essas palavras-chave.


Por esse motivo, é muito importante que optimize as suas páginas para as palavras-chave sobre as quais pretende obter bons rankings antes de tentar obter links de outros sites.


O Google analisa mais de 200 factores de ranking


De acordo com o artigo no blogue do Google, o Google analisa mais de 200 sinais (ou “factores de ranking") para especificar a posição de uma página web nos resultados da pesquisa:


"Atendendo à consulta do usuário, mais de 200 sinais (incluindo a análise do conteúdo do site e inbound links como referidos acima) são aplicados para retornar os resultados mais relevantes para o usuário."

Obter um bom ranking no Google é um simples processo de duas etapas:


1. Deve optimizar os conteúdos da sua página web para que o Google possa descobrir de que trata o seu site. Optimize as suas páginas para as suas palavras-chave a fim de que o Google saiba que o seu site é relevante para essas palavras-chave e o seu assunto.


2. Outros sites devem confirmar que o seu site é sobre esse assunto e não outro qualquer. É para isso que servem os inbound links. Para o Google, links noutros sites para o nosso, funcionam como votos.


É tão simples como isto. Se o seu site passar na análise do Google em todos os factores de ranking, vai conseguir um ranking top 10.

 

 

Poderá ainda ter interesse em:

O PageRank afecta o ranking no Google?

Mitos em SEO – Fazer PPC melhora a SEO

O que fazer quando o seu ranking do Google cai

URL’s dinâmicas prejudicam o ranking do Google?

 

Autor Carlos Ascensão