Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

Saber mais sobre o Workshop SEO

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O PageRank afecta o ranking no Google?

 Por Carlos Ascensão

Um dos critérios mais importantes para obter elevado PageRank é a existência de outros sites que contêm links para o nosso. Para o Google é como se fossem votos.

O PageRank afeta o ranking no Google?

 
 
Antes de mais é necessário aclarar alguns conceitos, muitas vezes deturpados.
 

PageRank

PageRank é uma marca do Google que dá nome ao algoritmo desenvolvido por Larry Page, co-fundador do Google.
O facto do seu apelido (Page) ser usado nesta marca, leva a crer que essa classificação é determinante para a ordem em que as nossas páginas aparecem na página de resultados. Também é, mas, como é explicado pelo Google, o PageRank é uma de 200 variáveis usados pelo Google.
O seu valor é público para quem utiliza no browser a barra de ferramentas do Google. Note-se que a barra de ferramentas demora alguns meses a ser actualizada, pelo que os valores estão quase sempre desactualizados.
 
 

SERP – o ranking no Google

SERP é a página de resultados no motor de busca (Search Engine Results Page). Muitos profissionais de Webmarketing, para simplificar, utilizam este termo para dizer “ranking no motor de busca”.
 
 

Backlinks – o sumo do PageRank

Backlinks são os links que apontam para o nosso site.
Para além da quantidade de backlinks, o PageRank também averigua o próprio PR de cada uma dessas páginas para determinar a importância duma página.
Para ver quem linca para o seu site (ou do seu concorrente) e respectivo PR clique AQUI.

   

Mas, ter elevado PageRank é garantia de elevados posicionamentos na página de resultados?

Não.
 
Tendencialmente sim. Mas só.
Repare-se na seguinte pesquisa à palavra “viagens”. Podemos ver que em primeiro lugar está um site com um PR5, à frente doutros dois com PR6.
E em quinto lugar está uma página com PR0 (zero)!
 

O PageRank afecta o ranking no Google?

E se restarem dúvidas, veja-se o seguinte caso.
 

O PageRank afecta o ranking no Google?


Como se pode ver na imagem acima, este site, com um PR6, aparece na posição 293, página 30, para a pesquisa “viagens”.
 
Isto não quer dizer que se deva desvalorizar o PageRank.
 
Esta questão tem gerado amplo debate entre a comunidade de SEO’s, de que resultam argumentos como os seguintes:
 
PR não afecta a SERP, excepto se for CINZENTA (grey bar). Devemos concentrar-nos em gerar backlinks relevantes e de qualidade e em manter os conteúdos actualizados e originais e o nosso posicionamento permanecerá no topo.
 
 
Outros, como a HTML4SEO (http://www.html4seo.com) fizeram um estudo durante 6 meses, tendo concluído o seguinte:
 
A correlação entre o ranking e o PageRank é próxima do 1 em termos absolutos. Um bom PageRank melhora sem dúvida o ranking.
 
Com o crescimento da Internet, as páginas relevantes com baixo PageRank são mais numerosas. Na grande maioria dos casos das páginas Web disponíveis, há sempre muitas que estão posicionadas no topo apesar da sua fraqueza em PageRank/Backlinks.
Isto levanta a questão de saber se o Google não está cada vez mais a aumentar a importância da relevância semântica das páginas em detrimento dos seus backlinks.
 
 
Mas em sentido contrário temos aqui uma boa argumentação:
 
O PR afecta a SERP?
 
Resposta rápida: Não.
Resposta apropriada:
 
1)     O PR depende do número e valor do PR dos sites que lincam para nós e é como uma fotografia tirada num período histórico captada para o público.
2)     Sites com elevado PR tendem a ser melhores em backlinks de qualidade e reputação.
3)     Se perdermos um bom link de qualidade, perderemos um voto para o nosso site.
4)     Como consequência, o link/voto que perdemos algures dois ou três meses atrás irá agora reflectir-se num menor PR do nosso site.
5)     Isto significa que uma queda visível do nosso PR não poderá baixar o nosso ranking porque o mesmo já deveria ter caído no passado em consequência da perda do link.
 
 
Como se vê há bons argumentos num ou noutro sentido.
 
A única maneira de responder cabalmente a esta questão seria criar páginas especificamente para esse propósito. Isto é, páginas com idênticos factores on-page, assim como idênticos backlinks com idêntico “anchor text” (texto visível num link de texto) e outros factores off-page MAS DIFERENTES PR’s.
 
Resumindo e para responder à questão colocada no título deste artigo, o PageRank é apenas uma parte de todo o algoritmo da SERP. Obter links de qualidade para o nosso site empurrará definitivamente para cima a nossa SERP. Obter links de sites Black Hat poderá lever a penalizações no ranking, tais como a -950 penalty (situação em que o Google desclassifica uma página em cerca de 950 posições da SERP).
 
Estas são razões suficientes para entregar as acções de Link Building a um bom profissional de SEO.
 
Autor Carlos Ascensão