Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

Saber mais sobre o Workshop SEO

Digital Drink Porto

Digital Drink Lisboa

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O Princípio 80/20 em SEO

 Por Carlos Ascensão

Os especialistas em Search Engine Optimization (SEO) sabem que as técnicas subjacentes estão constantemente em mudança e evolução. Isto acontece devido à crescente complexidade dos critérios de indexação por parte dos maiores motores de busca.

O Princípio 80/20 em SEO 

Já falámos amplamente nestas páginas nos dois tipos principais de SEO, a saber: a optimização ON-PAGE e a optimização OFF-PAGE.
 
É quase consensual na comunidade de profissionais de SEO que optimizar um site hoje em dia transcende largamente as tarefas ligadas ao uso de META TAGS ou de colocação estratégica de keywords ao longo dos textos. Embora estes procedimentos continuem a ser importantes (talvez porque os concorrentes não o fazem… ou, fazendo, nós também temos que o fazer!), há tarefas ainda mais importantes nesta matéria.
 
As técnicas referidas no parágrafo anterior são, como já sabemos, as técnicas de optimização ON-PAGE. Há quem diga no seio da comunidade de SEO que estas técnicas apenas proporcionam 20% dos resultados desejados.
 
Daqui resulta que sobram uns incríveis 80% para as técnicas de optimização OFF-PAGE.
 
Vejamos com mais atenção o que envolve a optimização OFF-PAGE.
 
  1. O número de links externos noutros sites que apontam para o nosso site;
  2. O próprio texto ligando o texto âncora desses links externos;
  3. A qualidade das páginas para onde apontam esses links externos;
 
É assim claro que, apesar de a optimização ON-PAGE ser uma técnica importante (tão importante que apenas recomendo aos meus clientes que não partam para o “Link Building” enquanto o site não estiver optimizado), a conquista de links externos de acordo com o exposto acima é muito mais eficaz no tocante ao posicionamento nos motores de busca.
 
É o princípio 80/20 aplicado ao SEO.
 
O raciocínio que preside ao princípio 80/20 é, na verdade, bastante lógico. Apesar da optimização interna contribuir para o motor de busca indexar correctamente um site, a optimização externa é que permite que este distinga a sua efectiva qualidade e relevância. Isto possibilita efectivamente a diferenciação entre sites “black hat” e sites com informação útil e conteúdo relevante para a busca que foi efectuada.
 
Repare-se que a optimização ON-PAGE está ao alcance dos webmasters, logo, susceptível de manipulações maliciosas com vista a sobressair injustamente nos motores de busca. Por outro lado a optimização OFF-PAGE é controlada pelos outros webmasters (e quantos mais, melhor), o que indicia aos motores de busca a efectiva importância do website para a keyword pesquisada.
 
Content is King, but linking is Queen!
 
 
 

 

Poderá ainda ter interesse em:

SEO e ética

O que é o SEO?

Regras básicas de SEO

SEO – A Optimização On-page

Autor Carlos Ascensão


Livro Google Marketing