Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

Saber mais sobre o Workshop SEO

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

 

O que é SEO?

SEO é o acrónimo de Search Engine Optimization, ou seja, Optimização para os Motores de Busca, e é uma das actividades mais importantes no âmbito do Marketing Digital.

SEO-Search Engine Optimization

Qual a importância do SEO?

Segundo dados recolhidos pela plataforma Web Server Survey da Netcraft, especialista em segurança e tecnologia na Internet, existiam em novembro de 2015, pelo menos  902,997,800 sites.
Obviamente que nem todos conseguem aparecer na primeira página dos moto­res de busca. Estes só colocam na primeira página sites que os seus algoritmos determinaram serem relevantes para um dado termo pesquisado.
Se os motores de busca não compreenderem que um determinado site é sobre «criação de caracóis», eles nunca lhe atribuirão um ranking elevado quando houver pesquisas com aquele termo («criação de caracóis»).
A tarefa de aperfeiçoar as páginas para que os motores de busca as considerem relevantes designa-se por SEO ( Search Engine Optimization ou Optimização para os Motores de Busca).

«As pessoas têm tendência para olharem apenas para os primeiros 10 resulta­dos dos motores de busca». Estas palavras são de Sergey Brin e Lawrence Page, fun­dadores do Google, escritas no seu trabalho universitário The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine , que se pode ler no site da Universi­dade de Stanford (Brin, 1998).

The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine


Sabemos que o Google apresenta dez resultados por página e, de acordo com um estudo da iProspect, sabemos também que apenas dez por cento dos utilizadores procuram para além da terceira página de resultados. A maioria dos utilizadores prefere mudar o termo de pesquisa do que continuar para páginas mais profundas.
Por tudo isto é crucial para muitos negócios estar bem posicionado nos resulta­dos orgânicos (naturais) do Google.

O SEO costuma dividir-se em duas grandes atividades:

  1. SEO Onpage
  2. SEO Offpage

A par da otimização Onpage e Offpage, há outra vertente da máxima importância em SEO: as violações dos motores de busca.

As violações dos motores de busca existem porque estes são alvo de constantes e sistemáticas tentativas de logro por parte de webmasters que praticam SEO Black Hat.

Posto isto, na figura de baixo apresenta-se de forma esquemática o universo do SEO nos seus traços gerais.

O título deste diagrama - Os Fatores de Sucesso de SEO - deve-se ao facto de estarem aqui incluídos Fatores de Ranking e não só. Por exemplo, a Meta Tag Descrição, não tendo influência no ranking dos motores de busca, tem bastante importância no sucesso dum determinado resultado na SERP, pois o seu texto pode contribuir ou não para o desempenho em termos de quantidade e qualidade das visitas provenientes da SERP.

SEO - Fatores de Sucesso

 

Autor Carlos Ascensão