Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Publicidade On-line – O que é o CTR?

Publicidade On-line – O que é o CTR?

CTR ou Clickthrough rate (taxa de cliques) é a percentagem de cliques que o seu anúncio obtém consoante as visualizações. O CTR é diferente de visualizações, as visualizações são o número de pessoas que vêm o seu anúncio, quer cliquem ou não.

O que é uma boa taxa de cliques (CTR) ?

Uma boa taxa de cliques é certamente acima de 0.05%, percentagem que o AdWords sugere para o seu anúncio ter uma exposição mínima para cada keyword. Se a sua taxa de cliques ficar abaixo desse valor, o seu anúncio será desactivado após receber centenas de visualizações. Certamente que 0.05% não é suficiente. Mas é difícil dizer o que é uma boa ou má taxa além desse valor.

A taxa de cliques depende de vários factores:

 

Popularidade da keyword

Suponha que a sua taxa de cliques para uma keyword como "sapatos" é 1.5%. É bom ou é mau? Normalmente uma keyword generalista é também muito popular. Esse tipo de palavras têm muitas visualizações, mas a percentagem de pessoas que realmente clicam no anúncio é baixa. Nestas cirunstâncias, a taxa de cliques de 1.5% é boa. Se escolher "reparar solas de sapatos", terá provavelmente menos visualizações e menos cliques mas uma muito melhor taxa de cliques. Este segundo termo de pesquisa não é tão popular mas, é muito mais direcionado. Quando se comparam duas keywords, uma geral e outra específica, obtem-se uma grande diferença na taxa de cliques. Uma keyword tenha pouca popularidade e uma baixa taxa de cliques, é realmente de baixo valor.

A sua concorrência

Sequindo o exemplo anterior, esperamos que uma keyword como "sapatos" tenha uma dura concorrência. Isto significa que terá um maior custo por clique (CPC), e poucas chances para si de obter cliques. Mas é possível que poucas pessoas estejam a apostar em "reparar solas de sapatos", talvez seja mesmo o único a apostar, nesse caso terá todas as visualizações do seu anúncio para si.

Não existe CTR baixo, alto ou satisfatório. Tem que ter em conta as circunstâncias mencionadas acima. Além disso, considerar a qualidade do seu anúncio, as suas apostas e o seu orçamento diário, pois também influênciam a sua taxa de cliques.

Como as estratégias de keywords influênciam o CTR

Keywords generalistas geram muitas visualizações mas poucos cliques e ainda menos conversões, porque não filtram os potênciais clientes. Keywords específicas por um lado são mais focalizadas, portanto terão mais sucesso para obter potênciais clientes.

Maneiras para usar keywords para aumentar a taxa de cliques dos seus anúncios:

  • Evite usar keywords muito generalistas (sapatos).
  • Escolha keywords alvo que descrevem os seus actuais produtos ou serviços de uma maneira específica (reparar solas de sapatos).
  • Obtenha todas as keywords relacionadas no Ad Groups alvo.
  • Crie anúncios que sejam muito focalizados nas keywords do Ad Group alvo.

Existem outras àreas muito importantes a serem tomadas em conta se quiser grandes taxas de cliques, como por exemplo a posição do anúncio.



Autor Carlos Ascensão