Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

A Optimização OFF-PAGE

 Por Carlos Ascensão

“CONTENT IS KING, BUT LINKING IS QUEEN”

 

A optimização Off-page centra-se na colocação de links noutros sites para o nosso. Os algoritmos que os motores de busca usam focalizam-se cada vez mais na popularidade dos sites, através da quantidade e qualidade de links que os mesmos têm noutros sites.

A Optimização OFF-PAGE 

 

O ranking no Google e noutros motores de busca é fortemente influenciado pelos factores “off-page”, que dependem dos sites de elevada notoriedade lincam para o nosso site.

Se não conseguirmos uma boa quantidade de links de alta qualidade para o nosso site, nunca estaremos aptos a competir nas altamente competitivas categorias de busca.

 

MAS, COMO OBTER LINKS DE ALTA QUALIDADE?

De longe a melhor maneira de arranjar links para o seu site é construir um que tenha conteúdo de grande valor. Você deve esforçar-se para construir um site tão atractivo e tão único que as outras pessoas farão links para ele sem sequer lhe pedirem. É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas isto deverá consistir naquilo pelo qual nos deveremos esforçar.

 

COMO FUNCIONA O GOOGLE PAGERANK

O PageRank™ confia unicamente na natureza democrática da Web através do uso da sua vasta estrutura de links como um indicador do valor duma página individual. Essencialmente o Google interpreta um link da página A para a página B como um voto dado pela página A à página B.

Mas o Google procura e examina mais do que o simples volume de votos ou links que a página recebe; também analisa a página que lança o voto. O voto lançado por páginas que são por si só “importantes” pesa mais e contribui para fazer outras páginas serem “importantes”.

Sites “importantes” ou de alta qualidade obtêm um PageRank maior, do qual o Google se lembra sempre que orienta uma pesquisa.

É claro que páginas importantes não significam nada para você se não se enquadrarem na sua consulta. Assim, o Google combina o PageRank com sofisticadas técnicas de harmonização de texto (“text-matching”) para encontrar páginas que são não só importantes mas também relevantes para a sua pesquisa.

O Google vai muito além do número de vezes que um termo aparece numa página e examina todos os aspectos do seu conteúdo (e do conteúdo das páginas que lincam para ela) para determinar se esta se harmoniza bem com a com a sua consulta.

 

O “ARTICLE MARKETING”

Maneira diferente de arranjar links de alta qualidade para o nosso site é escrever artigos informativos e publicá-los noutros sites com links para o nosso. Este processo é conhecido como “article marketing” e, não só contribuirá para criar links para nós, como também constrói reputação on-line como especialistas no nosso campo.

Em Portugal existe uma mentalidade dominante muito fechada e provinciana a este respeito. Quantos convites fiz e quantos foram ignorados por pessoas que escrevem habitualmente artigos e que poderiam publicá-los nos sites que dirijo!

Com efeito o article marketing é uma actividade “white hat” altamente eficaz na optimização nos motores de busca, porque gera links externos só com uma ida. Aqui não há links recíprocos nem “viveiros de links”, mas tão só links por crédito da propriedade intelectual do respectivo artigo.

 

 

Poderá ainda ter interesse em:

Há sites perfeitos?

Como funciona um motor de busca?

O que se ganha com e-mail marketing

Autor Carlos Ascensão