Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Avaliações e testes de usabilidade


Uma avaliação de usabilidade é feita por um conjunto de peritos nesta área que, baseando-se em resultados obtidos em estudos científicos e em pequenas experiências, tentam identificar quais os principais problemas de usabilidade que existem num sítio web. As avaliações de usabilidade não analisam uma amostra representativa dos utilizadores do sítio web.

Este método é muito utilizado por ser relativamente barato. No entanto, mesmo os peritos não conseguem identificar 25% dos problemas reais de usabilidade de um sítio web e cerca de 50% dos problemas apontados, na prática não prejudicarão os utilizadores, levando a alterações desnecessárias.

Por sua vez nos testes de usabilidade são recrutadas diferentes pessoas por forma a ter-se uma amostra representativa dos utilizadores reais, incluindo por exemplo, pessoas de diferentes idades, sexos e escolaridade. Estas pessoas tentam executar diferentes tarefas pré-definidas usando o sítio web, enquanto que os observadores tiram notas das dificuldades encontradas e do seu sucesso ou insucesso na execução das tarefas.

Filmar os utilizadores ou pedir que "pensem em voz-alta" enquanto usam o site são técnicas que ajudam a identificar problemas de usabilidade.

Os testes de usabilidade podem (e devem) ser feitos em qualquer fase do desenvolvimento de um site, usando se necessário protótipos em papel para simular o comportamento futuro do sistema. Estes testes quando feitos nas fases iniciais de um projecto também ajudam na definição de requisitos.

Lembre-se que quanto mais tarde fizer alterações num projecto mais caras estas ficarão. O custo de fazer alterações numa fase avançada de um projecto é em média de 100 vezes superior do que se estas forem feitas durante a análise de requisitos.

Quanto mais utilizadores puder incluir nos testes melhor, mas um número entre 8 e 16 por cada teste é aceitável. No entanto, apenas com 5 utilizadores já se conseguem identificar os principais problemas de usabilidade.

Não se esqueça de explicar aos utilizadores que é o sítio web que está a ser testado e não eles e que precisa da sua ajuda para melhorar o sistema.

Após realizar os testes de usabilidade reserve bastante para analisar os resultados. Gere gráficos e reúna uma equipa competente que o ajude a interpretá-los e a propor soluções para os problemas encontrados. Se a análise for feita de forma superficial, as conclusões tiradas poderão ser erradas e o teste revelar-se infrutífero.

Após achar que resolveu todos os problemas do seu sítio web, faça um novo teste de usabilidade e verifique que isso realmente aconteceu e assim sucessivamente até obter resultados satisfatórios.

Parece-lhe trabalhoso? Tem razão.

Mas por alguma razão alguns sites têm utilizadores que lá voltam e outros não.

Para saber mais:

Learn About Evaluations-Test and Refine | Usability.gov

Learn About Usability Testing-Test and Refine | Usability.gov

Heuristic Evaluation - Usability Methods | Usability.gov

Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape