PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Censura no novo perfil do facebook

No final de 2010, o facebook apresentou um modelo de perfil novo e opcional, perfil esse com novas características e ligeiras diferenças. Entre as quais, dar mais visibilidade às fotos e apresentar os dados pessoais de maneira diferente.

No final de Janeiro de 2011 o novo perfil deixou de ser opcional, os responsáveis pela rede social anunciaram que o novo perfil seria aplicado automaticamente a todas as contas de utilizador. Assim, se é utilizador do facebook, esta informação é para si.

Figura 1: Topo do Feed de notícias

Feed de notícias do facebook

Talvez já tenha reparado que todos os elementos partilhados no Feed de notícias são quase sempre das mesmas pessoas. Já reparou que da sua lista de amigos, apenas alguns parecem participar e partilhar informações com a comunidade?

O mesmo acontece ao contrário, as suas publicações não estão visíveis para todos os seus amigos. O facebook criou uma opção no Feed de notícias e a mesma encontra-se seleccionada por omissão.

O que está a acontecer é que as publicações deixaram de ser partilhadas com todos os seus amigos e passaram a ser apenas com os amigos que interagem mais consigo.

No Centro de Ajuda oficial do facebook, em relação ao Feed de notícias diz: "o teu Feed de notícias inclui apenas as histórias que consideramos ser do teu interesse".

Pode reverter esta situação, no final da página do Feed de notícias, tem uma opção no canto inferior direito: "Editar opções" (Figura 2), depois surgirá um nova janela (Figura 3) e aí no drop down com o nome "Mostrar publicações de:" basta escolher: "Todos os teus amigos e páginas de que gostas", pode verificar que a opção marcada era: "Amigos e páginas com os quais interages mais".

Figura 2: Final do Feed de notícias

Clique em Editar opções no canto inferior direito do Feed de notícias

 Figura 3: Janela popup com as opções do Feed de notícias

Escolha a opção Todos os teus amigos e páginas de que gostas

Após esta alteração pode verificar que vai aparecer conteúdo no seu Feed de notícias, de quem pensou que já não fazia publicações no facebook (na verdade, você é que deixou de ver).

Agora basta partilhar esta informação com os seus amigos para que veja e seja visto, não só por quem o facebook "considera" ser do seu interesse.

 

José Tomás Sebastião
Equipa PWM
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape