Mode
select

Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Introdução às Folhas de Cálculo


1.14 Referências

A referência é a identificação/posição de uma célula numa folha de cálculo, como por exemplo A1 (1ª célula duma folha). Com as referências podemos utilizar dados localizados em áreas diferentes numa única fórmula ou o valor presente numa célula em diferentes fórmulas. 

Papel das referências: 

• identificação de células ou blocos (ranges) 

• quando utilizadas numa fórmula apontam para os valores a serem utilizados 

Existem três tipos de referências: relativas, absolutas e mistas.

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.1 Relativas

Uma referência relativa, como por exemplo A1, indica ao Excel como encontrar outra célula a partir da célula que contém a fórmula.

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.2 Absolutas

Uma referência absoluta, como é o caso de $A$1, indica ao Excel como encontra uma célula através da sua localização exacta na folha de cálculo

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.3 Mistas

Uma referência mista, como por exemplo A$1 ou $A1 diz ao Excel como encontrar outra célula através da combinação da referência exacta a uma coluna ou linha com a referência relativa a uma linha ou coluna. 

O símbolo $A1 indica que a referência à coluna é absoluta e a referência à linha 1 é relativa. Enquanto A$1 é ao contrário (a linha 1 é uma referência absoluta).

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.4 Referências a outras folhas

Tal como se pode usar uma referência para encontrar uma célula numa folha também se podem procurar células noutras folhas do mesmo livro. A figura seguinte dá um panorama geral sobre este tipo de referência.

 

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.5 Aplicação das referências

A cópia e a movimentação de células que contenham referências a outras células ou blocos tem as seguintes consequências: 

1. Mover células 

Quando se movem células as referências relativas são ajustadas à sua nova posição na folha e as absolutas mantêm-se. As referências que são feitas a essas células (noutras células quaisquer) são automaticamente ajustadas por forma a que se refiram às mesmas células na sua nova localização. 

2. Cópia de células 

A cópia de células influencia distintamente as referências absolutas e relativas. As relativas são ajusta-as à área para onde foram copiadas e no caso das mistas apenas é alterada a parte relativa das referências. As referências absolutas não são modificadas através da cópia.

Apanhe o Elevador Webmarketing

 

1.14.6 Exemplo de aplicação das referências

Neste ponto vai ser abordado um exemplo sobre a utilização de referências através do estudo de uma “Lista de Empregados”, em que para cada um deles se sabe o número de dias efectivos de trabalho por mês e o objectivo é o de calcular o ordenado a ser pago nesse mês.

Figura 1-3: Utilização da referência a uma célula. 

1. O cálculo do ordenado para o funcionário João Manuel faz-se multiplicando a célula D3 (nº de dias de trabalho no mês) pela F4 (valor da remuneração diária), i.e., digita-se a seguinte fórmula na célula D3 “=D3*F4” o que dá o resultado

2. Em seguida utiliza-se a facilidade de preenchimento automático (Autofill) para copiar a fórmula para o bloco de células D4:D11 para se saber o ordenado de todos os empregados. Mas o resultado não satisfaz porque ao copiar a fórmula as referências relativas vão sendo ajustadas às novas posições o que conduz a operação do tipo: nº dias de trabalho * nada, o que dá um resultado nulo.

 

Figura 1-4: Utilização errada de referências. 

3. Para os resultados serem válidos tem-se que se forçar a multiplicação apenas pela célula F4, o que se consegue utilizando uma referência absoluta.

Depois já é possível copiar essa fórmula, como se vê na Figura 1-5, para as restantes células da coluna sem que se perca a informação relativa à remuneração diária:

 

Figura 1-5: Utilização das referências absolutas.

 


Folhas de Cálculo - Preenchimento automático

Apanhe o Elevador Webmarketing

Folhas de Cálculo - Atribuir nomes

 
Carlos P. Caldeira 
Universidade de Évora
COPYSCAPE

  

 

Menu Temático

Folhas de Cálculo - Índice Geral
Folhas de Cálculo - Introdução
Folhas de Cálculo - Como aceder ao Excel
Folhas de Cálculo - A janela do Excel
Folhas de Cálculo - Deslocação do cursor
Folhas de Cálculo - Criação de um novo livro (workbook)
Folhas de Cálculo - Como gravar
Folhas de Cálculo - Abrir um livro a partir do Excel
Folhas de Cálculo - Como fechar o Excel
Folhas de Cálculo - O conceito de objectos
Folhas de Cálculo - As células do Excel
Folhas de Cálculo - Formatação de células
Folhas de Cálculo - O essencial sobre fórmulas
Folhas de Cálculo - Preenchimento automático e criação de séries
Folhas de Cálculo - Referências
Folhas de Cálculo - Atribuição de nomes a células e blocos
Folhas de Cálculo - Operadores
Folhas de Cálculo - Filtro automático
Folhas de Cálculo - Ordenação de dados
Folhas de Cálculo - Funções