Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O Daltonismo e os links

 

O Daltonismo é uma deficiência frequente que impossibilita a distinção entre algumas cores. Estima-se que cerca de 8% da população seja portadora deste distúrbio, sendo que apenas 1% das mulheres sejam atingidas.

A W3C recomenda que os links nos textos sejam azuis e sublinhados. No entanto, segundo Jakob Nielsen a maioria dos utilizadores da web já se habituou a identificar links não sublinhados noutras cores, desde que a cor dos links seja coerente em todas as páginas do site.

O problema é que para os daltónicos que não são capazes de distinguir certas cores (como o azul) estes links são invisíveis. Ao passo que se fossem sublinhados seriam identificáveis sem problema.

Mais uma vez se comprova que as normas e recomendações para publicação na web não foram criadas por acaso, por isso é melhor conhecê-las e pensar duas vezes antes de desrespeitá-las.

De qualquer maneira, não há nada melhor do que testarmos sempre o nosso trabalho.

O ColorBlind Web Page Filter permite que visualizemos uma página como se tivessemos vários tipos de daltonismo.

O Color Scheme Generator sugere cores que poderão ser conjugadas de forma elegante num design gráfico de uma página (ideal para pessoas sem sensibilidade estética) e a simula a sua visualização de acordo com diferentes tipos de daltonismo, apresentado a frequência de cada um deles.

Questionar se devemos respeitar as normas de publicação na web, faz tanto sentido como questionar se devemos respeitar as regras de trânsito.

Quando não se respeitam há acidentes...

 

Poderá ainda ter interesse em:

Bom e mau web design

O que é ter um site de qualidade?

Como testar se uma página é acessível a pessoas com deficiência?

 

Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web
adaptado de Sites de Qualidade»
Page copy protected against web site content
infringement by Copyscape