Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O papel da web na economia


A web não é o futuro. É o presente. Nos países desenvolvidos a web faz parte do dia-a-dia das pessoas substituindo os balcões do banco, as repartições publicas e até mesmo os supermercados.

No futuro o peso da web será ainda maior porque as crianças sabem usar computadores, como os seus pais sabem escrever. Por isso se o seu negócio ainda não tem um site na web, cada vez mais terá dificuldade em superar a concorrência.

Não pense se deverá criar um site, se ainda não o tem já está em desvantagem. Crie o seu site até antes de criar a sua empresa. Se não possui grandes conhecimentos de publicação na web poderá começar por usar ferramentas como Google Page Creator ou criar um blog e comece já a divulgar o seu negócio. A web é maneira rápida simples e barata de começar um negócio ou divulgar novos produtos.

Nos Estados Unidos as empresas gastam orçamentos avultados para garantir a visibilidade dos seus sites, principalmente nos resultados dos motores de busca. O mercado lusófono é ainda pouco competitivo. No entanto, grande parte das pessoas utiliza já a web como principal fonte de informação. Nada é mais rápido e barato do que pesquisar na web. Por isso se as empresas da concorrência ainda não têm um site, você está perante uma oportunidade de ouro de expandir o seu negócio. Na web, tal como na economia em geral, é difícil destronar quem chega primeiro.

Existe também a situação em que a sua concorrência apresenta um site com deficiências de visibilidade. Recorrendo as especialistas nesta área, o seu site poderá superar a concorrência.

Atenção que a web não é só uma. Se o seu negócio tem um âmbito local, (ex. creches, restaurantes, formação profissional), mas as empresas da concorrência na sua zona geográfica não dispõem de um site, você ainda está em grande vantagem porque você será o único na web a fornecer o serviço. Aos olhos dos utilizadores da web a sua empresa será a única que existe.

Se nenhuma empresa no seu país tem um site, não pense que você não precisa de um. A web é o maior veiculo de globalização e na maioria dos negócios a concorrência poderá vir de todo o mundo. Quem imaginaria que mandar imprimir fotografias a França poderia ser mais barato do que imprimi-las na loja da esquina? Sites como a Pixmania, conseguem vender material a preços imbatíveis devido à economia de escala atingida ao vender para toda a Europa a partir de um único local.

Por outro lado a web permite-lhe competir em todo o mundo a um baixo custo mas é preciso lembrar que a web só por si não vai gerar negócios rentáveis. Acima de tudo é necessária uma excelente organização e a garantia de bons serviços, uma vez que os utilizadores da web são regra geral mais exigentes e desconfiados do que os clientes que se deslocam à sua empresa.

Quem não está na web, não existe.

 

Poderá ainda ter interesse em:

A publicidade na Web

Porque é que web de Portugal tem má qualidade?

Factos acerca do uso da Internet e Web em Portugal segundo a OCDE



Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web
adaptado de O papel da web na economia»