Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O que é a visibilidade na web?


A visibilidade de uma informação publicada na web é a medida da facilidade com que os utilizadores da web a encontram e interpretam.

Não basta publicar informação na web. É necessário fazer com que as suas páginas na web sejam visíveis, para que todas as pessoas possam facilmente encontrar a informação nelas contida.

Para se conseguir garantir a visibilidade de uma página é necessário ter em consideração 3 aspectos fundamentais que estão estritamente interligados: acessibilidade, optimização para serviços de pesquisa e web design.

Visibilidade = Acessibilidade + Optimização para serviços de pesquisa + Web design.

A acessibilidade é um termo normalmente utilizado para denominar as regras que se devem cumprir de modo a facilitar o acesso à informação por parte de pessoas com deficiência. No entanto, garantir a acessibilidade à informação não se trata apenas de ter em consideração as limitações físicas ou motoras das pessoas. O próprio meio de acesso à informação pode ter deficiências, por exemplo, pode ter dimensões muito reduzidas que não permitem que se aceda à informação. Um site dentro do qual um utilizador tenha dificuldade em navegar apresenta também um problema na acessibilidade à sua informação.

Uma página web deve ser construída de modo a que a informação nela contida possa ser acedida pelo máximo de pessoas possível, directamente ou através de ferramentas auxiliares como os serviços de pesquisa de informação na web.

Os serviços de pesquisa de informação na web são imprescindíveis. Sem eles, a web teria pouca utilidade uma vez que seria extremamente difícil para uma pessoa encontrar a informação desejada entre milhões de páginas diferentes.

Embora, estes serviços tenham evoluído muito nos últimos anos, têm limitações no que diz respeito à sua capacidade de interpretação. Uma informação que é trivialmente interpretada por um humano não o é por um computador. Por exemplo, qualquer pessoa é capaz de nomear todos os objectos que constam numa fotografia. No entanto, para uma máquina, mesmo que muito sofisticada esta tarefa é extremamente complexa.

Por isso é necessário ter em consideração o funcionamento e requisitos destes serviços quando se constrói uma página web para que esta possa ser correctamente processada por máquinas e posteriormente conste nos resultados das pesquisas efectuadas pelos utilizadores da web.

As pessoas com deficiências são auxiliadas por computadores que tentam substituir as capacidades humanas em falta. A acessibilidade de informação e a optimização de páginas para serviços de pesquisa estão estritamente associadas porque ambas tentam garantir que máquinas consigam processar informação correctamente.

De que serve ter uma página nos resultados das pesquisas dos motores de busca se esta não pode ser acedida? Por outro lado, de que serve ter uma página acessível se ninguém a encontra?

O web design trata da construção de páginas, logo determina as condicionantes de acessibilidade e influencia as posições nos resultados dos serviços de pesquisa. Uma página bem desenhada deverá ser facilmente interpretada por pessoas e máquinas. Este é o fundamento do bom web design.

O aspecto gráfico, a criatividade ou sentido de gratificação do designer nunca se devem sobrepor aos requisitos de visibilidade da página.

A web foi criada para divulgar informação e este foi o factor chave do seu sucesso.

 

Poderá ainda ter interesse em:

A publicidade na Web

O papel da web na economia

Comércio electrónico: porque é que compramos pouco online na União Europeia?



Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web
adaptado de O que é a visibilidade na web?»