Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

O que é ter um site de qualidade?

 

Hoje em dia, é simples e barato criar um sítio web (site) na Web. Através de ferramentas como o Blogger ou o Google Page Creator uma pessoa com conhecimentos mínimos de Informática poderá criar o seu sítio web em apenas algumas horas. Existem inclusivamentes empresas que fazem sítios web gratuitos, em que o cliente paga apenas o alojamento. Se apenas quer ter um sítio web para mostrar aos seus amigos poderá fazê-lo em alguns minutos seguindo as seguintes instruções:

  1. Crie a sua página no Microsoft Word ou no OpenOffice Writer (gratuito) e grave como "Save as Web page" ou faça "Export->XHTML", respectivamente. 
  2. Crie uma conta num servidor de alojamento gratuito como o 0catch.com. 
  3. Transfira a sua página para a conta do 0catch.com seguindo as instruções deste mesmo serviço. 

Já está na web e pode mostrar aos seus amigos o seu sítio web. 

Mas tem um sítio web de qualidade? Vamos ver. 

  • O seu sítio web recebe visitas? 
  • Tem conteúdo interessante? 
  • É rápido? 
  • É fácil de usar? 
  • Funciona bem em vários browsers? 
  • É acessível através de um telemóvel? 
  • As pessoas com deficiência conseguem aceder à informação no seu sítio web? Lembre-se que se não consegue ler este texto sem óculos você é uma pessoa com deficiência. 
  • Cumpre as normas de formato? 
  • O que é que ganhou em criar este sítio web? 

Se ficou satisfeito com as respostas que obteve, excelente. Não vale a pena ler mais, o seu sítio web já tem a qualidade que ambiciona. 

No entanto, se ambiciona fazer com que a informação publicada no seu sítio web seja acessível pelo máximo número de pessoas possível, há que apostar na qualidade. Um sítio web de qualidade tem de preencher requisitos de: 

  • Visibilidade: seja fácil de encontrar pelas pessoas que procurem informação nele contida; 
  • Usabilidade: seja fácil de usar depois de encontrado; 
  • Acessibilidade: seja fácil de usar por pessoas com deficiência; 
  • Portabilidade: funcione correctamente em diversas plataformas de acesso à web, como diferentes browsers ou telemóveis. 

Todos estes aspectos estão estritamente interligados e influenciam-se mútuamente, por isso não devem ser tratados de forma individual. 

Para atingir um bom resultado final é necessário contar com a participação de pessoas com formação em diversas áreas. Delegar a criação de um sítio web para um pessoa formada exclusivamente em design gráfico é insuficiente. Não nos esqueçamos que a palavra inglesa "design" quer apenas dizer desenho, embora em Portugal tenha sido adoptada para vulgarmente designar "desenho gráfico". "Web design" é o "desenho da web" e deverá incluir múltiplas perspectivas: usabilidade, acessibilidade, tecnologia, engenharia, etc.  

O governo dos EUA (U.S. Department of Health & Human Services) emitiu um resumo baseado em centenas de estudos cientificos e opiniões de especialistas contendo 209 directrizes para a obtenção de um bom web design.  

Se quer saber se um determinado sítio web tem qualidade verifique se as principais directrizes foram respeitadas (a página 205 contem a lista das directrizes ordenadas por importância) e execute os validadores automáticos da W3C para verificar se as páginas do sítio web respeitam as normas de formato para publicação na web.  

Um sítio web de qualidade terá de ser desenvolvido por pessoas com formação em diversas áreas, incluindo você que é especialista  na informação ou serviços que gostaria de disponibilizar através do seu sítio web.

O mercado português actualmente está inundado de pessoas/empresas que fazem "sítio webs" de fraca qualidade cobrando desde preços irrisórios a preços astronómicos. Se quer investir num sítio web de qualidade antes de contratar um destes serviços exija que sejam cumpridas métricas de qualidade. Na fase de testes do seu sítio web avalie-o por exemplo, através da análise de estatísticas de acesso. Actualmente, serviços como o statCounter permitem fácil e economicamente fazer esta análise. 

Na realidade, fazer um sítio web pode ser muito barato, aliás pode ser até de borla como vimos no inicio deste artigo.  

A questão é: Que objectivos pretende atingir com o seu sítio web na Web? 

 

Poderá ainda ter interesse em:

Construção de sites

Bom e mau web design

Avaliações e testes de usabilidade



Daniel Gomes
Visibilidade.net, divulgação na web
adaptado de Sites de Qualidade»