Webmarketing

200 Ferramentas Top para Marketing Digital

Neste artigo são apresentadas 200 ferramentas recomendadas para Marketing Digital.

Google faz a seleção dos mais populares no Mundial

A Google divulgou a sua seleção dos melhores jogadores do Mundial 2014, até à primeira frase. A escolha dos atletas leva em consideração o ranking dos mais proc...

Marketing Digital quer especialistas

É uma das áreas emergentes e precisa de profissionais especializados. Um estudo do IPAM – The Marketing School, revela que a área do Marketing Digital está em c...

10 dicas para ser mestre de pesquisa no Google

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas ...

Página da NOS no Facebook: falta de ética ou polémica exagerada?

A marca que sucedeu à Zon Optimus viu-se envolvida numa nova vaga de acusações, desta vez por ter transferido de forma automática os Gostos das páginas das anti...
Page:   of 23 

PWM is a Hootsuite Partner

Hootsuite Solution Partner

Que páginas deve ter o meu site?

Por Carlos Ascensão 

Há páginas que são absolutamente indispensáveis num website. A Home, Contactos, Produtos e Localização, são das mais comuns. Mas há muito mais. Neste artigo apresentamos 25 ideias de páginas para acrescentar valor ao seu site. 

Antes de começar a pensar sobre o que escrever, é importante que crie um plano, que defina o que cada página deverá conter. Dessa forma, não se irá repetir ou esquecer informações vitais. As páginas mais comuns de sites bem sucedidos incluem:

Que  páginas deve ter o meu site? 

1. Home Page (página inicial)

Esta é a sua página de "vendas", e deve fornecer informações sobre o que pode fazer para os seus clientes. Deve também dar aos seus visitantes uma breve panorâmica do que pode encontrar no seu site.

Esforce-se para que o seu visitante perceba em poucos segundos do que trata o seu site. 

2. Produtos / Serviços

Apesar de ter uma página que congregue tudo, é útil ter uma página separada para cada produto ou serviço e escrever o máximo de detalhes possível sobre cada um deles. Comece cada página com um breve resumo do produto ou serviço, para depois detalhar com todos os pormenores possíveis. Quando as pessoas estão a pesquisar informações na internet, eles querem saber AGORA. Quanto mais informação fornecer mais credibilidade conseguirá obter.

3. Fale Connosco

Coloque informações de contacto em tantos sítios quanto possível. Torne mais fácil para os seus clientes contactá-lo. Crie uma página especial "Fale Connosco" e inclua os seus dados na página "Sobre nós" e também no fim de cada página. Informação a incluir: nome empresarial, endereço físico, endereço de mailing, telefone, fax, e-mail, número de suporte, endereço do website.

4. Preços

Sempre que possível inclua o preço dos seus produtos / serviços. Mesmo se não puder ser específico. Deve colocar pelo menos uma margem de preços, por exemplo, serviço de consultoria desde 30 Euros à hora, dependendo do grau de especialização.

5. Testemunhos / Comentários de Produto / Antes & Depois

Inclua depoimentos dos seus clientes actuais para mostrar aos seus potenciais clientes que é de confiança, fiável e que lhe proporciona um grande serviço e / ou produtos. Inclua apenas depoimentos reais e, se possível, forneça informações de contacto da pessoa que prestou o testemunho. Se não tem nenhum agora, vá buscá-los! Basta enviar um e-mail aos seus clientes e pedir o seu feedback sobre o seu negócio e serviço.
Também pode incluir fotos do antes e depois. Mostre a imagem do problema e ao lado mostre a imagem de resolução, com uma explicação dos benefícios do seu produto.

6. Perguntas mais frequentes (FAQ’s)

A página de FAQ’s resulta numa grande poupança de tempo quer para a sua empresa quer para o seu cliente. Em vez de ter que responder às mesmas perguntas várias vezes, coloque-as no seu site e continue a adicioná-las. Quanto mais informações tiver no seu site, menos tempo precisará para responder às perguntas por e-mail ou telefone.
As FAQ’s devem focar as preocupações do seu cliente que de outra forma podem ser um obstáculo à concretização de uma venda.  

7. Formulário de resposta, como "Subscrever" ou "Questionário"  

Uma necessidade absoluta, se quiser construir uma mailing list. A maioria das pessoas não gosta de dar muita informação, por isso peça apenas o básico, como o Nome e o Endereço de Email. Depois basta manter contacto regular com seus clientes, enviando informações que podem ser do seu interesse.  

8. Revista on-line ou Newsletter

Este é um grande instrumento de marketing. Não só o ajuda a manter contacto com seus clientes, mas também proporciona ao seu site novos conteúdos. A prática regular de envio de newsletters obriga-o a ir procurar novos conteúdos para o seu site. Inclua informações sobre o seu negócio, sector ou qualquer coisa que possa ser do interesse dos seus clientes.

9. Recursos / Artigos

Acrescente valor ao seu negócio. Forneça informação que é complementar ao que faz. Por exemplo, se vender vinhos inclua informações sobre enologia, viticultura ou gastronomia. Ao adicionar informação extra estimula mais visitas.

10. Quem Somos

Esta é uma página muito importante na medida em que diz ao seu cliente sobre quem você é e por que eles deveriam comprar os seus produtos, serviços e / ou confiar na sua organização. Pode também indicar o seu horário de expediente (se tiver uma loja de retalho) ou quando podem falar com alguém ao telefone. Muitas empresas também incluem a sua missão, detalhes do seu pessoal (fotos, biografias, qualificações), projectos concluídos recentemente, NIF, logótipo, direcções para a sua loja / escritório. Também pode incluir detalhes de associações comerciais a que pertence, alvarás e quaisquer prémios que possa ter ganho.

11. Garantia

Garanta uma política de reembolso. Quanto maior o período da política, mais eficaz será. Poderá ser de 30 dias, 60 dias, 1 ano ou ao longo da vida.

12. Pesquisa

Saiba o que os clientes pensam sobre o seu site, a empresa ou produto.

13. Agenda de Eventos

Isto pode dizer respeito à sua empresa ou sector. Se você é um artista, pode indicar datas, onde e quando a sua arte será exibida ou se você é um cantor, onde irá actuar.

14. Ferramenta de Pesquisa no Site  

Alguns visitantes do seu site podem não saber exactamente o que querem, mas, se você incluir uma função de pesquisa no seu site, eles podem procurar facilmente. Tal como os motores de busca, este recurso vai permitir que os seus visitantes digitem uma palavra ou frase e então pesquisem no seu site. É como ter um mini motor de busca, só que ao invés de procurar em toda a Web, pesquisa apenas no seu site.

15. Política de Retorno / Devolução

Para fazer com que os seus clientes se sintam mais confortáveis quando efectuam uma operação no seu site, deve garantir-lhes a sua política de retorno / reembolso. Certifique-se que é de fácil compreensão e definida por etapas.

16. Política de privacidade

A privacidade continua a ser uma questão importante para os clientes que compram online. As preocupações sobre como a sua informação irá ser utilizada é uma grande barreira ao fazer uma venda. A experiência de compras na Internet é assenta na base da confiança e a privacidade é o ingrediente número um da confiança.

17. Mapa do Site

Um mapa do site mostra aos visitantes como o site está definido e estruturado e quais as suas secções e respectivos conteúdos. Para além disso, reforça a rede de links internos, facilitando assim aos motores de busca a indexação de todas as páginas do site. Um site com poucos links internos dificilmente conseguirá que os motores de busca cataloguem todas as suas páginas.

18. Informações sobre direitos de autor

O seu site deve ter um aviso de copyright para proteger a sua propriedade intelectual. Aparece geralmente sob a forma de "Copyright (c) 2009, o nome da sua empresa".

19. Links

Aqui pode colocar links para os fabricantes dos seus produtos, associações comerciais ou serviços complementares. Ao colocar links para outras empresas, pode pedir que façam o mesmo por si. Isto não só lhe irá trazer mais visitantes, mas também pode melhorar o seu ranking no motor de busca.

20. Informações Media

Inclua todas as informações, artigos, fotos dos seus produtos, pessoal, etc. que tenham aparecido na media - imprensa, TV, rádio ou internet.

21. Notícias

Pode incluir notícias sobre os seus produtos / serviços ou sobre o seu sector.

22. Loja on-line

Uma loja on-line permite que venda produtos directamente na internet 24 horas por dia / 7 dias por semana. Ao construir uma loja on-line, é importante levar em conta uma série de conceitos-chave.  

  • Certifique-se de que quando os visitantes chegam à sua loja os mecanismos de navegação são simples e eficazes.
  • O processo real de realização da encomenda deve ser simples.
  • Certifique-se que aceita métodos de pagamento comuns e convenientes.
  • Teste frequentemente a sua loja, para que possa entender a experiência de compra do seu cliente.
23. Blogue

Um blogue é um jornal que está disponível na web. A actividade de actualizar um blogue é "blogging" e alguém que mantém um blogue é um "blogger". Os blogues são normalmente actualizados diariamente ou semanalmente usando um software que permite que pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico actualizem e mantenham o blogue. Os blogues são uma grande ferramenta, porque ajudam com:

(a) A comunicação com os seus clientes. Os blogues proporcionam-lhe uma forma de se comunicar directamente com os seus clientes. E é uma comunicação bidireccional. Pode colocar uma mensagem no seu blogue e os seus visitantes podem facilmente responder.

(b) Os blogues de Marketing de Motores de Busca dão-lhe uma maior presença em motores de busca. Se usa o Blogger (Ferramenta de Blogging do Google), cada mensagem que coloca cria uma nova página no Google, por isso num curto espaço de tempo, pode ter muitas páginas a apontar para o seu site.

(c) Coloque-se um passo à frente da sua concorrência. Os blogues são relativamente recentes e as hipóteses são de que a sua concorrência ainda não os utilize. Neste caso você será visto como um especialista no seu sector, quando publicar o seu conhecimento e especialização.

(d) Media e Relações Públicas. Os blogues são excelentes ferramentas RP. Pode publicar as suas novidades media e artigos e fazer com que sejam divulgados pelos meios de comunicação.

(e) Gratuito ou Low Cost

24. Galeria de Fotos

Mesmo que não pretenda vender os seus produtos on-line, pode querer demonstrar os seus produtos ou serviços numa galeria de fotos – mostre como os seus produtos ou serviços estão a ser utilizados pelos seus clientes. Dizem que "as imagens valem por mil palavras" e no seu site, é particularmente importante.
Não dê aos seus clientes uma razão para visitar o site do concorrente e forneça-lhes todas as informações de que podem eventualmente precisar ou querer.  

25. Clientes / Portfolio

Divulgue os seus trabalhos ou clientes. Isto dar-lhe-á maior credibilidade visto que demonstrará que tem experiência comprovada naquilo que vende.   

Autor Carlos Ascensão